Vamos apresentar em seguida uma variedade de clínicas de recuperação e os tipos de tratamento para dependentes químicos, como funcionam e qual é a mais indicada considerando as peculiaridades de cada caso.
Tratamento Ambulatorial Dependência Química
Trata-se de um tipo de tratamento sem a necessidade de internação, o qual visa cuidar do aspecto cognitivo comportamental, lançando mão de um tratamento multidisciplinar, variando de acordo com a intensidade dos problemas apresentados pelo dependente.
Essa forma de abordagem funciona da seguinte forma: prioriza-se a permanência do indivíduo no meio familiar e social. Junto a isso, ele será acompanhado por uma equipe de profissionais qualificados.
A partir desse acompanhamento, a pessoa acometida pela dependência química passará por terapias que tratarão dos fatores comportamentais, emocionais, neuropsicológicos, fazendo uso de medicamentos e participando de terapia individual ou em grupo.
A abordagem ambulatorial é recomendada quando o nível de intensidade do vício é classificado como leve ou moderado, ou seja, quando a pessoa consegue vencer o desafio da abstinência por intermédio desse tratamento, não sendo preciso se submeter a terapias mais intensas e nem ficar internado.
Desintoxicação feita em hospital especializado
Em regra, a desintoxicação é considerada como a primeira etapa do tratamento do dependente químico. Basicamente, essa modalidade é definida como um processo pelo qual o corpo se libera das drogas em um ambiente adequado.
É indicada tanto para viciados mais leves quanto para os casos mais graves. Obviamente que, para pessoas cujo o vício é considerado mais elevado e que já fazem uso dessas substâncias nocivas por um tempo considerável, faz-se necessário uma desintoxicação mais estruturada.
Em virtude da complexidade que está ligada ao processo de desintoxicação, é preciso que ele seja realizado em um hospital especializado, o qual tem à disposição uma equipe de profissionais capacitados para atender da melhor forma, farmácia e farmacêuticos 24 horas, laboratório para a realização de exames, carinho de parada, caso seja necessário.
O monitoramento do paciente feito pelo corpo multiprofissional deve ser constante, por causa da imprevisibilidade das reações provenientes dos remédios ministrados, o que pode colocá-lo em risco.
Logo, estando o dependente químico sob os cuidados de um hospital bem estruturado, haverá menos chances de possíveis complicações, haja vista o pronto atendimento e as execuções de medidas adequadas ao caso.
Os programas de desintoxicação são ótimos para os que têm diferentes tipos de dependência de substâncias, como álcool, benzodiazepínicos e vícios de opioides.
É programada para administrar de maneira eficaz a retirada das substâncias químicas consumidas, objetivando amenizar ao máximo os efeitos fisiológicos intensos e perigosos decorrentes da abstinência.
A intenção é realizar a desintoxicação de uma forma mais confortável e segura de acordo com a realidade do paciente e facilitar o processo de transição para outros tratamentos contínuos da dependência, os quais buscam evitar recaídas.
Uma das formas para superar tais consequências funcionais do corpo é por meio do uso de medicamentos substitutos que gerenciam os efeitos da retirada das drogas, os quais são administrados por um médico, seja em um ambiente hospitalar ou ambulatorial. É o que intitulam como desintoxicação médica.
É necessário destacar que a desintoxicação deve ser aplicada em paralelo com outros tipos de abordagem, porque ela sozinha não é capaz de superar, por exemplo, os problemas psicológicos, sociais e comportamentais provocados pelo abuso de drogas.
Como sabemos, a recuperação eficaz deve passar não apenas pela “limpeza do organismo”, mas também pelos aspectos emocionais, de conduta e que envolvem mudanças de hábitos. Nesse sentido, há a figura da desintoxicação social, a qual consiste em oferecer suporte emocional e psicológico.
Comunidades terapêuticas
São entidades privadas, as quais não objetivam lucro. De acordo com informações do Ministério da Justiça, na atualidade há aproximadamente mais de 1.800 comunidades terapêuticas no Brasil.
Algumas têm vínculo contratual com o Governo Federal, mediante a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Tais serviços são gratuitos, caso a pessoa utilize de uma das vagas financiadas pela SENAD, vale destacar.
Trata-se de um ambiente para acolhimento de dependentes químicos, os quais precisam estar em um lugar no qual receberão apoio visando a recuperação e reinclusão social do indivíduo.
A convivência é a principal ferramenta terapêutica, isto é, interação entre pessoas com condições semelhantes e que compartilham do mesmo objetivo: livrar-se do vício.
O tratamento também é planejado no intuito de criar na mente do interno na clínica de recuperação uma consciência voltada para a responsabilidade pessoal e social, bem como para uma vida socialmente produtiva, desconstruindo padrões destrutivos de comportamento.
Sabemos que os viciados em drogas perdem a credibilidade, o que dificulta a sua condição como cidadão no meio social. Essa é uma triste realidade. Então, essa abordagem é importante para a recolocação do sujeito na sociedade e para afastá-lo dos influenciadores negativos, como outros viciados e ambientes degradantes.
No entanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM), prescreve o Parecer nº 9/2015, em que médicos só devem indicar internação de pacientes com problemas de drogadição ou doenças mentais, concomitantes ou não, para estabelecimentos assistenciais que ofereçam assistência médica e que disponham de plantonistas, equipes de enfermagem, salas de observação e contensão, carrinho de parada e referenciamento para hospital de apoio, nunca para as comunidades terapêuticas nos casos de internação involuntárias ou compulsórias.
Moradia assistida de dependentes químicos
A moradia assistida é uma abordagem terapêutica que objetiva amenizar o isolamento social e proporcionar um ambiente que tem a liberdade como ponto chave da continuidade do tratamento.
Essa espécie de método terapêutico busca inserir o dependente químico em um lugar o mais semelhante possível à uma casa, no qual os pacientes possam conviver com os seus semelhantes nos moldes de uma família, conhecendo uns aos outros e frequentando o meio social normalmente, como ir ao trabalho ou estudar.
É um tipo de retaguarda profissional que o dependente em recuperação tem, que fica sempre em prontidão na ocasião em que surgirem situações causadoras de frustração diante da quebra das expectativas ou responsabilidades não cumpridas.
Os pacientes ou moradores são assistidos por profissionais, os quais têm a missão de prevenir recaídas e recuperar a dignidade do ser humano.
Essa equipe nos tipos de tratamento de dependentes químicos, em geral, é formada por assistente social, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e médicos. A formação dos profissionais varia de acordo com o programa adotado.
É importante destacar que tais ambientes são constituídos por regras e deveres repassados claramente para os que ali moram. É uma forma de desenvolver nos pacientes a consciência de responsabilidade e noção de convivência coletiva. A premissa é viver em família e cumprir os encargos.
Progressão da dependência química
O corpo e o organismo começam a se acostumar com as doses que o usuário ingere, visto que a maioria das drogas traz um hábito, o que com o tempo, causa uma sensação de insatisfação e diminui o prazer.
O que vai forçar a pessoa a aumentar a dose ou procurar outras drogas para voltar a ter a mesma satisfação. Essa disfunção vai causar um distúrbio no cérebro da pessoa, pois ele vai começar a entender que a droga é a sua única fonte de prazer.
Essa satisfação imediata faz com que o usuário deixe de lado outras atividades que antes eram interessados, como a socialização, trabalhos, atividades físicas, estudos.
Depois que todas as outras fontes de prazer já não são mais importantes, perdendo o seu significado, um grande perigo pode ser apresentado. O consumo exagerado e sem controle vai aumentar o risco de contrair doenças ou ainda ter uma overdose, dependendo do tipo de substância.
A dependência química faz a pessoa acreditar que está sentindo muito prazer por conta das sensações no cérebro. Assim que o efeito passa, a ansiedade toma conta e a síndrome de abstinência começa a agir.
Conscientização e tratamento
Por conta de todos os fatores que são prejudiciais por conta do uso da droga, é muito importante ter conscientização do que está acontecendo.
O usuário precisa entender os malefícios que a droga traz para a sua vida, percebendo as alterações no organismo, transtornos psicológicos e afastamento das pessoas próximas.
O impacto pode ser sentido em todos ao redor, sejam amigos ou familiares. A alteração na vida do dependente químico é um fator que deve ser levado em consideração para que possa começar a pensar em alternativas para se tratar.
Os espaços de uma clínica de recuperação são adequados para que o dependente químico encontre o tratamento adequado para a sua necessidade, com a ajuda profissional especializada.
Como solicitar o tratamento involuntário?
Quando a família consegue identificar o usuário de drogas ou alcoólatra, muito provavelmente que o nível da dependência esteja em um grau muito elevado.
Normalmente, com o passar do tempo, este nível de dependência apenas tende a aumentar, colocando em risco a vida do dependente e de todos que vivem a sua volta, principalmente se levarmos em conta que um dependente, quando dominado pelo vício e em uso da substância, não consegue dar um basta no consumo e, em sua maioria, perde o controle de seus atos, noções de realidade, da moralidade ou regras sociais.
O tratamento involuntário se faz necessário e correto para impedir o domínio das drogas ou álcool sobre o dependente, de maneira segura, profissional e eficaz.
Conscientizados da necessidade de intervenção para proteção da vida, não há tempo a perder. Com a incapacidade do dependente de tomar a decisão de aceitar ajuda ou de concretizar um tratamento voluntariamente para obter uma nova vida sem o domínio das drogas ou álcool, cabe aos responsáveis ou familiares a tomada de decisão.
Tratamento Involuntário (também referido pelos patrocinadores como tratamento assistido e por críticos como tratamento forçado), no contexto da medicina, refere-se a um tratamento médico realizado sem o consentimento do paciente.
Em grande parte dos casos, refere-se ao tratamento psiquiátrico administrado a um indivíduo apesar das objeções deste. Estes são normalmente indivíduos que tenham sido diagnosticados com transtorno mental e (nos Estados Unidos) são considerados por um tribunal como um perigo para si ou para outras pessoas.
Este tipo de procedimento salva milhares de vidas todos anos por isso não deixe de ajudar, buscando clínicas de reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras, você pode contar com nossa equipe que conta com unidades de recuperação em todo Brasil.
O médico avaliará o procedimento para te direcionar ao SUS onde você vai conseguir aia clínica de recuperação e involuntária gratuita, dentre outras coisas, se o estado mental do paciente oferece risco a si próprio ou a terceiros, a principal prerrogativa para uma internação involuntária.
Um dos problemas é que a avaliação do risco é subjetiva e depende do julgamento do profissional, que muitas vezes colide com a opinião da família.
Não deixe o problema se agravar o Grupo Casoto e as clínicas de recuperação Viva Vida contam com dezenas de clínicas de recuperação espalhadas pelo Brasil, atendendo de modo particular e através de convênio médico.
Ascensão de Miah Ferrari: De Aventuras Esportivas a Musa Fitness Profissional
Em Balneário Camboriú, Miah Ferrari, aos 25 anos, já é uma figura marcante na comunidade fitness. Sua jornada rumo ao aperfeiçoamento físico começou há apenas três anos, mas sua paixão pelo esporte vem de muito antes. Desde criança, Miah praticava diversos esportes, o que fundamentou sua base para uma vida dedicada ao aprimoramento físico e mental.
Apesar dos desafios impostos por um grave acidente que a levou a interromper seus treinos várias vezes, Miah exibe uma determinação inabalável. Sua rotina atual é um testemunho de sua tenacidade: ela treina seis vezes por semana e reserva os domingos para descansar. Seu amor pelo cardio ao ar livre se manifesta em trilhas e passeios de bicicleta, atividades que ela prioriza nos finais de semana.
Além de sua carreira em fitness, Miah cultiva uma variedade impressionante de hobbies. Ela é uma aprendiz constante, com um amor especial por novos conhecimentos, o que a levou a explorar desde a jardinagem até a produção musical. Sua paixão por plantas e natureza é evidente em sua própria horta em casa. Miah também se aventura no mundo digital como DJ e produtora musical, e não esconde seu entusiasmo por video games.
Com uma vida pessoal igualmente rica, Miah é mãe dedicada de uma filha de sete anos. Sua resiliência é ainda mais notável considerando que já enfrentou sérios desafios de saúde, tendo ficado de cadeira de rodas duas vezes e quase se tornado paraplégica.
Criada por pais nômades, Miah cresceu viajando, o que ampliou seu horizonte cultural e espiritual. Hoje, ela encontra no budismo uma fonte de inspiração e equilíbrio. Em casa, não é raro encontrá-la cantando e dançando, celebrando a vida de maneira genuína e contagiante.
Miah Ferrari está, sem dúvida, trilhando um caminho promissor na profissionalização de sua carreira como musa fitness. Sua história não é apenas sobre superação física, mas também sobre a construção de uma vida plena e alegre, marcada pela perseverança e pelo amor às pequenas coisas que compõem seu dia a dia. Com determinação e carisma, Miah continua a inspirar aqueles ao seu redor, provando que cada novo dia é uma nova chance para crescer e evoluir.
A nutrição e a cultura alimentar nos Estados Unido- EUA
O tipo de consumo, historicamente apenas reforçaram a cultura alimentar americana, que foi ou é imediatista, prática e rápida. Quando estão no trabalho por exemplo, não existe o almoço em grupo diário para dar um «break» no dia, como no Brasil.
Na lancheira de almoço das crianças eles mandam coisas práticas, como biscoitos, pão e geleia. Mas, surgem novas tendências e hábitos alimentares que estão impactando o setor de alimentação, bem como a importância da sustentabilidade e da gestão em alimentação coletiva, seja para serviços de gestão em alimentação escolar e alimentação hospitalar ou para restaurantes corporativos.
Ana Camila comenta que, nós os gestores de empresas especializadas têm uma grande responsabilidade em se preparar para o futuro da alimentação, que está cada vez mais exigente em relação a novos hábitos alimentares e sustentabilidade.
O USDA estão cada vez mais preocupado com a qualidade dos alimentos que consumimos, o que inclui escolhas mais conscientes de alimentos saudáveis e naturais. Essa tendência também se reflete no aumento da procura por alimentos orgânicos e produzidos localmente, que são percebidos como opções mais saudáveis e sustentáveis.
Através da evolução histórica da alimentação mundial verifica-se que nutrição, recursos, hábitos e padrões alimentares, são aspectos importantes que nos auxiliam a refletir sobre a complexidade e a magnificência que permeiam as relações entre os diversos países.
Esse problema de extrema gravidade atinge milhões de pessoas em todo o mundo. As desigualdades econômicas e sociais têm impossibilitado que as populações, principalmente de países em desenvolvimento tenham acesso à alimentação.
Historicamente, a dieta americana tem sido caracterizada por um consumo excessivo de alimentos processados, ricos em açúcar, gorduras saturadas e sódio. Isso levou a altos índices de obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças relacionadas à má alimentação. No entanto, nas últimas décadas, tem havido um movimento crescente em direção a uma alimentação mais saudável.
As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma dieta equilibrada e estão buscando opções mais nutritivas. Existem várias tendências emergentes na cultura alimentar dos Estados Unidos que refletem essa mudança:
1. Ênfase em alimentos frescos e naturais: Mais pessoas estão procurando alimentos frescos e minimamente processados em vez de produtos industrializados. Há um aumento no consumo de frutas, legumes orgânicos, grãos integrais e produtos lácteos naturais.
2. Crescimento da indústria orgânica: A demanda por produtos orgânicos tem aumentado nos últimos anos nos Estados Unidos. Os consumidores estão se preocupando com o uso de pesticidas e fertilizantes químicos na produção convencional de alimentos.
3. Popularização da culinária saudável: A culinária saudável está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos, com restaurantes especializados em refeições balanceadas ganhando destaque.
4. Aumento do vegetarianismo/veganismo: Cada vez mais pessoas estão adotando dietas vegetarianas ou veganas como forma de melhorar sua saúde pessoal ou reduzir sua pegada ambiental.
Quanto à nutrição escolar nos Estados Unidos, vários esforços têm sido feitos para melhorar as opções alimentares oferecidas nas escolas públicas do país:
1. Diretrizes Nutricionais Escolares: O USDA/governo federal implementou diretrizes nutricionais para as refeições servidas nas escolas através do National School Lunch Program e do School Breakfast Program. Essas diretrizes visam garantir que os alunos tenham acesso a refeições balanceadas e nutritivas.
2. Maior ênfase em frutas, legumes e grãos integrais: As escolas são incentivadas a oferecer uma variedade de frutas, legumes e grãos integrais em suas refeições, além de limitar o uso de gorduras saturadas e sódio.
3. Restrições ao consumo de alimentos não saudáveis: Algumas escolas têm implementado restrições à venda de refrigerantes, doces e salgadinhos nas máquinas de venda automáticas ou na cantina da escola.
4. Educação nutricional: Além das mudanças nas opções alimentares oferecidas, as escolas também estão investindo na educação nutricional para os estudantes. Isso inclui programas educativos sobre alimentação saudável e a importância de uma dieta equilibrada.
Para obter mais informações sobre a cultura alimentar e nutrição nos Estados Unidos, você pode consultar os seguintes links:
Gestora nos USA da Aramark que fornece serviços de alimentação, instalações e serviços de uniformes para hospitais, universidades, distritos escolares, estádios e outros negócios.
Nutricionista com especialização clínica e esportiva.
Experiência desenvolvida nas áreas de qualidade, clínica, nutrição esportiva, administração de unidade de alimentação e nutrição, educação nutricional.
Como é feito o preenchimento vaginal, igual ao realizado por Rosana Menezes
Índice
No último final de semana, a modelo e empresária Rosana Menezes (@RosanaMenesesOficial) passou por um procedimento de preenchimento vaginal. Ela, que já está na casa dos cinquenta, por isso é conhecida como a “A cinquentona mais sexy do Brasil”, sempre teve um cuidado minucioso com a saúde e a aparência. Uma prova de que tem feito isso bem é ter sido capa por duas vezes na Revista Sexy, deixando muitas “novinhas” para as páginas paralelas.
Mas, enfim, qual a finalidade do preenchimento vaginal?
O preenchimento vaginal é um conjunto de procedimentos médicos e estéticos projetados para melhorar a saúde e a estética da área vaginal. Esses procedimentos variam em natureza, podendo ser desde cirurgias para remodelação vaginal até intervenções para tratar condições como a incontinência urinária.
As razões pelas quais as pessoas optam pelo preenchimento vaginal podem ser diversas, desde preocupações estéticas, melhorias na função sexual, correção de problemas de saúde até aumento da autoconfiança. O caso de Rosana Menezes, que fez uso de PRP e Plasma Gel, serve para remodelar a vulva, dando volume e hidratando o tecido, tratando o tecido conjuntivo enquanto melhora a aparência, e também o aumento do clitóris, que traz consigo um aumento no prazer na mulher.
Cirurgias de Remodelação Vaginal: visam apertar e rejuvenescer a vagina, muitas vezes procuradas por mulheres que experimentaram relaxamento vaginal após o parto ou devido ao envelhecimento.
Intervenções para Incontinência Urinária: Alguns procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para corrigir a incontinência urinária de esforço, uma condição que afeta muitas mulheres e pode ser debilitante em termos de qualidade de vida.
“Quando está escura fazemos um clareamento, se há excesso de gordura no monte de Vênus fazemos aplicação de lipolítico para redução do tecido adiposo. São vários os benefícios que vão desde os de saúde até os estéticos“, explica a Dra. Ana Lima, responsável pelo procedimento em Rosana Menezes.
A Dra. Ana Lima (@esteticanalima), que é Biomédica, Esteticista e Terapeuta Integrativa, também detalhou alguns pontos sobre o preenchimento vaginal e o uso de Plasma.
Motivações para o Preenchimento Vaginal:
Motivos Estéticos: Muitas mulheres optam pelo preenchimento vaginal para melhorar a aparência estética da área genital. Isso pode envolver a redução do tamanho dos lábios vaginais, a correção de irregularidades ou simplesmente o desejo de uma aparência mais jovem e mais atraente.
Melhora na Função Sexual: Algumas mulheres procuram o preenchimento vaginal para melhorar sua função sexual. Isso pode incluir a redução da dor durante o sexo, aumentando a sensibilidade vaginal ou restaurando a capacidade de lubrificação natural.
Correção de Problemas de Saúde: Condições como a atrofia vaginal, prolapso genital e incontinência urinária podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das mulheres. O preenchimento vaginal pode oferecer soluções eficazes para corrigir esses problemas e restaurar o conforto e a função normal.
Aumento da Autoconfiança: Para muitas mulheres, o preenchimento vaginal pode ser uma forma de aumentar sua autoconfiança e melhorar sua autoimagem. Sentir-se confortável e satisfeito com a aparência e função da área genital pode ter um impacto positivo na autoestima e na qualidade de vida geral.
O Plasma
É um recurso extraordinário por ser autólogo, ou seja, não traz risco para paciente, tendo uma gama enorme de procedimentos que podem fazer uso dele, como exemplo:
Na estética, modula e induz a produção da MEC (matriz extracelular), aumenta a vascularização local, aumenta o aporte de oxigênio e nutre a pele, induz a cicatrização por primeira intenção e libera fatores de crescimento. Trata rugas, linhas de expressão, sulcos, poros dilatados, estrias, alopecia, efeito lifting, cicatrizes atróficas, como acne, previne queloides e cicatrizes hipertróficas.
Pode também ser usado para o rejuvenescimento das mãos, volumização dos glúteos, redução da flacidez da pele dos braços, lados internos das coxas, colo, pescoço, abdômen e do umbigo triste. Além de ser amplamente utilizado em outras áreas da saúde, como na ortopedia, cirurgia oral, na neurocirurgia para tratamento de traumatismo e fechamento do crânio, na oftalmologia para tratamento de feridas abertas na cicatrização de primeira intenção em queimados com tecido necrosado, para estimular a oxigenação perdida e na recuperação de complicações de intercorrência estética, porque estimula a cicatrização e devolve a oxigenação.
Em resumo, o preenchimento vaginal oferece uma variedade de opções para mulheres que desejam melhorar a saúde, função e estética da área genital. Seja para motivos estéticos, funcionais ou de saúde, esses procedimentos podem proporcionar benefícios significativos e melhorar a qualidade de vida das pacientes. No entanto, é importante discutir as opções com um médico qualificado para garantir que as expectativas sejam realistas e que o procedimento seja seguro e eficaz.
Rosana Menezes, e o noivo, Carlos Kaiser dizem estarem felizes com o resultado.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.