O mundo todo foi impactado e modificado desde que o início da pandemia de Covid-19 foi anunciado.
Saúde, educação e economia foram as áreas mais afetadas, sem sombra de dúvidas.
As prioridades e necessidades mudaram. O trânsito nas cidades, as formas de conviver e se relacionar, também.
A necessidade de isolamento social e as restrições impostas a fim de proteger a população de uma curva de contágio ainda mais ascendente fez com que o comércio fosse a área econômica mais atingida e não foram poucos os negócios que precisaram fechar suas portas ou operar com restrição de horário ou público.
Mas, como manter um negócio vivo, com salários de funcionários, despesas de aluguel e manutenção, sem poder abrir as portas e atender o público?
A lógica do comércio sempre foi colocar o máximo de pessoas dentro da loja e realizar o máximo de atendimentos diariamente. De repente, tudo mudou.
O que fazer?
A resposta já estava na ponta da língua de grande parte dos empreendedores, ainda que alguns relutam em fazer a migração ou expansão para o digital até pouco tempo atrás.
Se o horário do comércio de rua foi restrito, o tempo que as pessoas passam on-line só cresceu.
Quem quis continuar vendendo, teve que se render às operações digitais.
Abaixo, um pouco do que o mercado online oferece e tem oferecido de soluções para empresários e consumidores que sabem que a economia precisa continuar girando para que os efeitos dessa crise sejam um pouco menos avassaladores do que estão apontando as possibilidades.
Conheça os principais serviços da Agência de Publicidade:
A Prestadora de Serviços Web em São Paulo. Pensamos em desenvolvimento de sites, ite acessível para todo tipo de dispositivo (celular, tablet, computador etc), SEO, Adwords, Buscadores como Google prioriza sites responsivos. Assessoria de Imprensa e Comunicação: Faça seu negócio aparecer em Jornais, Revistas, Sites, TV, Rádio E Mídias sociais.
SEO é o melhor serviço para alcançar as metas e objetivos existentes no seu projeto digital. São utilizadas técnicas que influenciam no posicionamento do site nos mecanismos de pesquisa (Google e Bing).
Realizamos a reformulação de site é essencial para sua empresa. Trabalhamos com a modernização e atualização de sua marca na internet seguindo as novas tendências do mercado web.
Trabalhamos com os principais gerenciadores de conteúdo do mercado nacional e internacional. Atualize o conteúdo do seu site sempre que desejar. Foco em WordPress
Marketing Digital
A salvação de muitos negócios que não tinham nenhuma presença no mercado online tem sido o apoio quase ilimitado que tem sido oferecido pelas empresas de marketing digital que já estavam no mercado antes de todo esse período trágico iniciar.
Com experiência em gestão de mídias sociais e tráfego pago, uma boa agência de marketing digital pode oferecer o suporte que um negócio, até ontem inexistente na esfera virtual, possa vender tanto quanto vendia presencialmente, ou até mais.
Além de todo o suporte que foi e tem sido essencial para que as empresas se digitalizaram às pressas, as agências digitais também aqueceram o mercado de trabalho, oferecendo vagas, principalmente para pessoas mais jovens, que estão mais inseridas no perfil de tecnologia que essas agências procuram.
Web designers, programadores, técnicos e analistas em gerenciamento de mídias, tráfego pago, especialistas em SEO, redatores e criadores de conteúdo em imagem e vídeo, assistentes virtuais e diversos outros profissionais freelancers tiveram a oportunidade de conseguir um aumento nos Jobs e auxiliar a família a manter a estabilidade da casa.
Assessoria de imprensa para pessoas que buscam aumentar sua visibilidade e relevância nos mecanismos de busca como Google e também aumentar seu engajamento nas redes sociais. Ajudando a conquistar o tão sonhado selo de verificação azul Instagram e Facebook
E-commerce e Vendas Online
As vendas online cresceram como não se podia esperar em 1 ano.
Todos os segmentos de e-commerce foram positivamente impactados, visto que uma grande parte da demanda que era acolhida pelo comércio local foi lançada para as plataformas digitais.
Os setores que mais se desenvolveram foram o de produtos de drogaria e supermercados, mas não foi por aí que o crescimento parou.
O Home Office também foi aplicado para ampliar as medidas de segurança entre os funcionários de e-commerce e garantir ainda mais segurança para os clientes (interessante salientar que segundo a Fundação Getúlio Vargas, o home office deve crescer 30% mesmo após a pandemia do Covid).
Além das vendas dos mais diversos nichos e tipos de produtos, foi possível notar que também aumentou o número de pessoas em busca de vantagens na compra de produtos online.
A busca e o uso de algum desconto nos pedidos ou a escolha por compras online com retirada na loja com algum benefício também teve um aumento considerável em relação a períodos pré-pandemia.
O e-commerce e as operações digitais tiveram e continuam tendo um papel essencial nesse “novo normal”.
Além de permitir que as pessoas atendam suas necessidades e desejos sem precisarem se expor ao risco de contágio, ainda auxiliaram na preservação de empregos de uma grande parte dos funcionários do comércio, que passaram a atender os clientes por canais digitais como o WhatsApp e realizar vendas através de plataformas online.
Sites, Portais e Blogs Informativos
A informação nunca foi tão importante como está sendo agora.
Por mais que os portais estejam todo dia publicando dados sobre a Covid ou sobre as notícias do que acontece no país, as pessoas necessitam e buscam por muito mais que isso.
Durante essa pandemia, notamos o quanto a informação é necessária e como os criadores de conteúdo são úteis para desenvolver e promover a comunicação e a integração social em tempos onde as coisas estão mais difíceis.
Portais, sites, blogs e canais de vídeo foram essenciais para ajudar as pessoas a se organizarem durante esses últimos meses com dicas sobre economia, organização, alimentação, saúde e até na solução de conflitos jurídicos.
Certamente, sem eles, seria muito mais difícil encontrar suporte para vivenciar e administrar tantas áreas da vida em modificação.
Alimentação por Delivery
Um dos setores que mais rapidamente se integrou às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado foi o de alimentação.
Através de plataformas como Ifood, James Delivery, UberEats, 99 Foods entre outras, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias e padarias conseguiram, em boa parte, manter sua receita.
Infelizmente, essa realidade não foi tão positiva para negócios que eram fortemente dependentes de ruas movimentadas e comerciais, que dependiam de fluxo intenso em certos horários para poder manter suas portas abertas.
Conclusão
O mundo digital e o mundo “real” tornam-se, cada dia mais, uma coisa só.
O smartphone coloca na palma das mãos das pessoas o acesso a lugares, serviços, produtos e pessoas que antes estavam há metros ou quilômetros de distância.
A Prestadora de Serviços Web e PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação ajuda empresas e pessoas obterem resultados na internet, com um setor exclusivo para criação de conteúdo para divulgação em sites de extrema relevância tais como G1, Terra, InfoMoney, UOL, R7, IG entre outros.
As facilidades proporcionadas pela digitalização da economia e da sociedade elevaram a produtividade e as possibilidades de todo o mundo e se antes elas poderiam ser vistas como uma espécie de ameaça, durante essa pandemia ajudaram a salvaguardar empregos, manter o comércio funcionando, ainda que de forma diferente, e permitir que novas perspectivas continuam surgindo apesar de todos os pesares que se levantaram nos últimos meses.
Conheça o trabalho de assessoria de imprensa e criação e otimização de Websites:
João Lucas Bueno: Revolucionando a Indústria com Inteligência Artificial
A indústria moderna enfrenta desafios complexos e crescentes, desde a necessidade de aumentar a eficiência até a adaptação a mercados cada vez mais voláteis. Para superar essas dificuldades, as empresas estão recorrendo a tecnologias de ponta, e no centro dessa transformação está a Inteligência Artificial (IA). João Lucas Bueno, um especialista em ERP e em tecnologias de vanguarda, está liderando essa revolução, integrando soluções de IA que não apenas atendem, mas superam as demandas do setor industrial.
A Evolução da Inteligência Artificial na Indústria
Desde o surgimento da automação na Revolução Industrial, o setor manufatureiro tem sido impulsionado por inovações tecnológicas. No entanto, a introdução da Inteligência Artificial marca um ponto de inflexão sem precedentes. “A IA permite não apenas a automação de processos, mas a otimização inteligente de toda a cadeia produtiva”, explica João Lucas Bueno. Com mais de uma década de experiência na implementação de softwares ERP, liderando projetos revolucionários acadêmicos e no setor coorporativo, ele testemunhou de perto como a integração de IA pode transformar operações industriais.
Aplicações Práticas da IA nas Operações Industriais
João Lucas destaca que a aplicação de IA vai muito além da automação de tarefas repetitivas. “Estamos falando de sistemas que aprendem e se adaptam”, afirma. No setor industrial, isso significa que máquinas equipadas com IA podem prever falhas, reduzir o tempo de inatividade e otimizar o uso de recursos de maneira que era inimaginável há apenas alguns anos.
Em sua proposta atual, João Lucas sugere que projetos utilizem a IA para aprimorar processos de planejamento e produção. “Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real, conseguimos ajustar rapidamente as operações para atender à demanda, melhorar a qualidade dos produtos e minimizar desperdícios”, comenta.
Desafios e Soluções na Implementação de IA
Embora a promessa da IA seja enorme, a sua implementação não está isenta de desafios. “O maior obstáculo que enfrentamos é a resistência à mudança”, observa João Lucas. “As equipes precisam estar convencidas do valor que a IA pode trazer, e isso exige treinamento e uma comunicação clara.”
Para enfrentar esse desafio, João Lucas investe tempo em capacitar as equipes e em adaptar as soluções de IA às necessidades específicas de cada cliente. “Não adianta implementar uma solução de IA sem que as pessoas a compreendam e saibam como usá-la”, ressalta.
O Futuro da IA na Indústria
O futuro da indústria está intrinsecamente ligado à evolução da Inteligência Artificial. Tecnologias emergentes, como a IA, estão destinadas a transformar o modo como as fábricas operam, desde a linha de produção até a gestão da cadeia de suprimentos. “Estamos apenas começando a explorar o potencial da IA”, afirma João Lucas. “Acredito que, nos próximos anos, veremos um aumento exponencial na adoção de IA, especialmente em áreas como manutenção preditiva, análise de dados em tempo real e personalização de produtos.”
Ele também aponta para o papel crescente da IA na sustentabilidade industrial. “A IA pode ajudar as indústrias a se tornarem mais ecológicas, otimizando o uso de energia e reduzindo desperdícios, o que é fundamental em um mundo onde as preocupações ambientais estão em alta”, destaca João Lucas.
Considerações Finais
Ao longo de sua carreira, como especialista no setor, João Lucas Bueno tem demonstrado que a combinação de conhecimento profundo em ERP e uma visão estratégica sobre o papel da Inteligência Artificial pode levar a resultados extraordinários na indústria. Sua capacidade de adaptar soluções tecnológicas às complexidades dos processos industriais faz dele uma figura central na revolução digital que está transformando o setor.
Com o avanço da IA e seu impacto crescente nas operações industriais, profissionais como João Lucas Bueno serão essenciais para guiar as empresas através das mudanças que moldarão o futuro da manufatura e além.
João Lucas Bueno é reconhecido por ser líder/pioneiro na revolução tecnológica no campo da indústria, implementando e integrando tecnologias e inteligência artificial em empresas privadas de diversos segmentos, transformando processos tradicionais em operações altamente eficientes e inovadoras.
Seu trabalho tem impactado o setor, e suas inovações têm ajudado a moldar o futuro das empresas, proporcionando uma prática operacional mais ágil, precisa e estrategicamente avançada.
Ele além de contribuir significativamente para o avanço do setor, é um exemplo claro de como a tecnologia, quando bem aplicada, pode não apenas resolver problemas atuais, mas também abrir novas possibilidades para o crescimento e inovação.
Entre as cidades que receberam autorização para implementar o sinal da telefonia móvel estão Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro e Salvador
Índice
A tecnologia 5G já foi implementada em 26 municípios da Bahia, ou seja, todas essas localidades possuem o sinal liberado para acesso à internet, redes sociais, chamadas e aplicativos, uso bancário, entre outras possibilidades. Entre as cidades que receberam autorização para implementar o sinal da telefonia móvel estão Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro e Salvador. A velocidade média de download está em torno de 450 Mbps, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em relação ao alcance do sinal, o raio das antenas gira em torno de 1,5 km a 5 km, dependendo da localização, das condições de instalação e posição de cada antena. Elas devem estar a uma distância de 300 metros entre si.
Você quer saber se o seu município já tem o sinal liberado? Quer saber se consegue acessar a internet 5G no seu celular? Para verificar isso, o Brasil 61 disponibilizou um painel com base nos dados da Anatel para que você consiga encontrar todas estas informações, como localizações das antenas e área coberta em relação a sua cidade.
Conforme os dados da Anatel, Bahia tem 1.140 antenas instaladas. Dos 26 municípios, Salvador tem o maior número de torres (776).
No entanto, segundo a própria agência, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. De acordo com o órgão, a instalação vai depender do planejamento individual de cada prestadora.
O que é 5G?
A nova rede de telefonia móvel é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. De acordo com a Anatel, devido às suas características – altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta) – a 5G oferece uma variedade de possibilidades. Ela é bem diferente das gerações passadas (2G, 3G e 4G). Não se trata apenas de incremento de taxas de transmissão, o foco agora é a especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.
Conforme a Anatel, a 4G introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”. Ela implantou a Banda Larga Móvel Avançada, o Controle de Missão Crítica – focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, e a Internet das Coisas Massiva, para atender grande quantidade de dispositivos com alta cobertura e baixo consumo de bateria.
Entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão o aumento das taxas de transmissão, baixa latência, maior densidade de conexões, incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético e maior eficiência energética dos equipamentos:
Metas de acesso do 5G no Brasil
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é alcançar 179 milhões de assinantes de 5G até 2030 – uma estimativa de 77% de usuários. Segundo a agência, atualmente todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes têm pelo menos uma operadora que oferece o sinal. O superintendente de outorgas da Anatel Vinicius Caram comemora o resultado, mas admite que ainda existem metas que precisam ser alcançadas.
“Hoje nós já temos a satisfação dessas quase 600 cidades terem o seu 5G. Obviamente, não tem 100% da área coberta, nem a cobertura igual do 4G, mas isso acontece ao longo dos anos, não só por obrigações digitais, mas também por interesses das operadoras em novos investimentos, novos modelos de negócios”, explica.
Entre as cidades que receberam autorização para implementar o sinal da telefonia móvel estão Anápolis, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás e Goiânia
Índice
A tecnologia 5G já foi implementada em 37 municípios de Goiás, ou seja, todas essas localidades possuem o sinal liberado para acesso à internet, redes sociais, chamadas e aplicativos, uso bancário, entre outras possibilidades. Entre as cidades que receberam autorização para implementar o sinal da telefonia móvel estão Anápolis, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás e Goiânia. A velocidade média de download está em torno de 450 Mbps, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em relação ao alcance do sinal, o raio das antenas gira em torno de 1,5 km a 5 km, dependendo da localização, das condições de instalação e posição de cada antena. Elas devem estar a uma distância de 300 metros entre si.
Você quer saber se o seu município já tem o sinal liberado? Quer saber se consegue acessar a internet 5G no seu celular? Para verificar isso, o Brasil 61 disponibilizou um painel com base nos dados da Anatel para que você consiga encontrar todas estas informações, como localizações das antenas e área coberta em relação a sua cidade.
Conforme os dados da Anatel, Goiás tem 840 antenas instaladas. Dos 37 municípios, Goiânia tem o maior número de torres (487).
No entanto, segundo a própria agência, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. De acordo com o órgão, a instalação vai depender do planejamento individual de cada prestadora.
O que é 5G?
A nova rede de telefonia móvel é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. De acordo com a Anatel, devido às suas características – altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta) – a 5G oferece uma variedade de possibilidades. Ela é bem diferente das gerações passadas (2G, 3G e 4G). Não se trata apenas de incremento de taxas de transmissão, o foco agora é a especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.
Conforme a Anatel, a 4G introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”. Ela implantou a Banda Larga Móvel Avançada, o Controle de Missão Crítica – focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, e a Internet das Coisas Massiva, para atender grande quantidade de dispositivos com alta cobertura e baixo consumo de bateria.
Entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão o aumento das taxas de transmissão, baixa latência, maior densidade de conexões, incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético e maior eficiência energética dos equipamentos:
Metas de acesso do 5G no Brasil
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é alcançar 179 milhões de assinantes de 5G até 2030 – uma estimativa de 77% de usuários. Segundo a agência, atualmente todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes têm pelo menos uma operadora que oferece o sinal. O superintendente de outorgas da Anatel Vinicius Caram comemora o resultado, mas admite que ainda existem metas que precisam ser alcançadas.
“Hoje nós já temos a satisfação dessas quase 600 cidades terem o seu 5G. Obviamente, não tem 100% da área coberta, nem a cobertura igual do 4G, mas isso acontece ao longo dos anos, não só por obrigações digitais, mas também por interesses das operadoras em novos investimentos, novos modelos de negócios”, explica.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.