O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono, disse que visitação a museus no Brasil chegou, antes da pandemia, a quase 26 milhões de brasileiros, e não turistas. Segundo ele, isso mostra um universo bastante vigoroso. “A realidade lá fora é outra, os museus europeus são frequentados, muitas vezes, por turistas. Aqui não. É a nossa população que consome, que é ávida por isso, um grande privilégio”, destacou Mastrobuono, o entrevistado deste domingo (11) do programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, que vai ar às 22h30.
Para ele, o museu é local onde se amplia o conhecimento, se aprofunda a consciência da identidade, se conserva, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade. No Brasil, existem quase 4 mil museus. “O Brasil tem um campo museal muito forte, e as pessoas não têm essa consciência. São pouquíssimos os países no mundo que têm legislação específica para o setor, além de um órgão federal destinado a fazer política pública na área. Isso é uma raridade no mundo, e o Brasil tem.
Na entrevista, Mastrobuono fala ainda sobre o enfrentamento do risco predial e patrimonial e as medidas do instituto frente a esse desafio. “O que é preciso esclarecer é que os nossos museus, muitas vezes, estão em prédios cuja identidade predial é centenária, são prédios muito antigos – 150, alguns de 200 anos – e que nunca foram projetados para serem museus. Em 2019, dos 30 grandes museus que administramos, só dois tinham alvará de Corpo de Bombeiros, era uma dificuldade muito grande compatibilizar a concessão desse alvará, que é estadual, com a proteção à identidade patrimonial do edifício, que é federal. Nós conseguimos avançar muito, hoje já são 11. E temos 24 planos de proteção e combate a incêndios já aprovados nas duas instâncias, no Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e no Corpo de Bombeiros de cada um desses estados”, explicou o presidente do Ibram, acrescentando que “a sociedade brasileira vê no alvará dos bombeiros a certificação de que o edifício e a população que ali frequenta estão seguros’’.
Além dos desafios da gestão patrimonial, o Ibram também tem trabalhado na adaptação dos museus à era digital, principalmente no momento pós-pandemia. “A pandemia foi um grande divisor de águas, antes tínhamos uma página muito árida, e a pessoa que a visitava não conseguia grandes experiências. Hoje não, a população é ávida por ter a fruição cultural pela via digital, para ter uma experiência real nesse universo. Isso demanda uma série de iniciativas: já temos grande parte do patrimônio digitalizado, convênios com universidades para desenvolver produtos, o metaverso é uma realidade que veio para ficar e que traz uma infinitude de possibilidades”, afirmou Mastrobuono.
O presidente do Ibram tratou dos impactos da cultura na sociedade e a importância da preservação da memória e identidade nacionais. “A economia criativa no Brasil é 4% do nosso Produto Interno Bruto, o PIB. Isso, além de tudo, serve de apoio psicológico, [consumir arte] funciona quase como um antidepressivo, é um estímulo e a gente sente isso. Por exemplo, os países asiáticos hoje têm uma indústria muito forte, há um leque enorme de séries coreanas, e o que é aquilo? É o povo coreano se vendo nas suas tradições. Isso é o resgate de uma identidade e a identidade não é só um sentimento de pertencimento, mas a expectativa de um futuro coletivo, as pessoas têm esperança de serem protegidas por aquela sociedade na qual estão inseridas. Sem a cultura, esse tecido vai se esgarçando e as pessoas se sentem abandonadas”, concluiu.
Confira a entrevista completa na TV Brasil neste domingo (11), às 22h30. Clique aqui e saiba como sintonizar.
CAIO estreia o novo single “Nos Meus Olhos de Agora”
Revelando sentimentos pessoais, o cantor independente CAIO lança seu segundo single de trabalho “Nos Meus Olhos de Agora”, que já está disponível em todas as plataformas de streaming de música. Distribuído pela SoundOn, a canção, que sucede “Sonhando com Você”, um pop-rock que abordava tesão secreto, traz nuances sonoras do violino ao violão, onde o artista traduz as emoções de um vínculo em transformação..
Chegando de forma introspectiva, a canção fala sobre sobre o desapego e a transformação do amor, trazendo a potência emocional de uma produção assinada por Bruno Arosteguy e uma capa produzida por Nicolli Visconti.
“Nos Meus Olhos de Agora” foi composta pelo cantor em um momento de confusão emocional, onde coexistiam sentimentos conflitantes de raiva, carinho e autossuficiência. Somente com o tempo, a música revelou seu verdadeiro sentido: o amor de deixar ir. “Esse single vem de um lugar muito íntimo. Ele fala sobre amor, independência, tempo e de como essas características transpassam e se alternam dentro de uma relação”, reflete CAIO.
Quanto à composição, ele ainda completa: “No começo, estava num mix de sentimentos: raiva, carinho, autossuficiência, muitas coisas para assimilar. Quando eu escrevi, sabia o que estava sentindo, mas não entendi o significado dela em sua totalidade ainda. Não sabia para onde ela estava indo, mas só depois, com o passar do tempo, veio o real sentido dela: o amor de deixar ir. E aí que fez todo o sentido para mim”.
“Navegar no mar de pedra, não sei mais como contornar, voltar para terra, mas sei que não olho para trás…” é um dos trechos da nova música. A letra retrata o mar como um trajeto, simbolizando o desafio de percorrer um caminho difícil – como um barco que navega sobre pedras e não no seu lugar: a água. É sobre estar distante da terra firme e não desejar retornar, mas sim seguir adiante.
Quanto à mensagem da música, ele conta: “Eu quero me conectar com as pessoas. Quero que as pessoas ouçam e se conectem com a mensagem, com o sentimento. Espero que elas consigam sentir o que eu estava sentindo através das letras e melodias. Sinto que houve um amadurecimento do primeiro single para esse e quero que as pessoas consigam enxergar essa transição”.
A intenção do artista foi trazer uma sensação de passagem de tempo, mas com uma abordagem menos voltada ao rock do que no primeiro lançamento. Para a sonoridade deste trabalho, ele queria instrumentos mais delicados, como o violino, que capturasse a delicadeza presente na composição. O violão também se desenvolve de forma calma, crescendo junto com a música até alcançar o ápice com todas as aberturas de vozes. Ao final, a música se resume em uma delicadeza intensa.
Caio Silva, nome artístico CAIO, é um jovem artista de São Paulo, com influências marcantes do pop e pop-rock. Estudante de Canto na ETEC de Artes e com experiências em grupos de teatro musical, agora seguindo sua carreira artística como cantor, traz autenticidade e profundidade para sua trajetória como artista independente.
Floribella, Chiquititas, Quase Anjos, Rebelde: Festa Obsesión apresenta edição com a nostalgia de sucessos da Cris Morena
Que tal relembrar os tempos de Floribella, Chiquititas, Rebelde, Quase Anjos e muito mais? Surpreendendo com as temáticas nostálgicas, a Festa Obsesión apresenta neste sábado (23), uma edição especial dedicada às séries e telenovelas da renomada diretora e produtora argentina Cris Morena. Intitulado “Cris Morena Fest”, o evento acontece no Hitch Bar, a partir das 18h, em Pinheiros, São Paulo.
Depois do sucesso da primeira edição da “Teen Angels Fest”, focada exclusivamente na novela Quase Anjos (Casi Ángeles), exibida no Brasil pela Band em 2010, os organizadores decidiram ampliar o universo da festa. Nesta edição, o público poderá reviver os grandes sucessos de Cris Morena, incluindo projetos que ganharam adaptações brasileiras como Floribella, Chiquititas e Rebelde.
“Nossa edição da Teen Angels Fest, dedicada à Quase Anjos, foi um grande sucesso. Ficamos muito felizes e surpresos com o tamanho do público. Logo pensamos na possibilidade de reunir outros projetos da Cris Morena em uma festa só, para atender cada vez mais o desejo da galera. Sabemos que existem muitos fãs de Chiquititas, Floribella e outras versões de Rebelde que ainda não tiveram um espaço para se divertir e relembrar os bons tempos”, comentam os organizadores da Obsesión.
Cris Morena é um dos nomes mais influentes da dramaturgia argentina e, possivelmente, do mundo. Suas produções acumulam milhões de recordes de audiência, conquistando sucesso não apenas na televisão, mas também nos palcos. Seus musicais e shows, desenvolvidos a partir de suas novelas, atraíram multidões em teatros e arenas de diversos países, como Argentina, Israel e outros, consolidando seu impacto cultural global.
Todas as produções marcaram gerações com suas histórias emocionantes e personagens cativantes. Floribella, Chiquititas e Rebelde, por exemplo, foram adaptadas com enorme sucesso no Brasil, ganhando milhões de fãs que se apaixonaram por cada detalhe da história.
Recentemente, a produtora ainda apresentou um novo projeto intitulado “Margarita”, um spin-off de Floricienta (Floribella), reafirmando sua habilidade em criar universos que continuam a encantar o público. A trilha sonora da série, que também já conquistou seus fãs brasileiros, está garantida na nova edição da Obsesión.
Comandado pelo DJ Lilipe, que fez sua estreia na Teen Angels Fest, o setlist principal da festa irá transportar todo o público presente diretamente para o universo de Cris Morena. Hits de todos os projetos estão mais que garantidos para tornar a noite ainda mais especial. Para aqueles que sentem falta de ouvir com os amigos Floribella, Quase Anjos, Chiquititas, Rebelde Brasil, Rebelde Way, Floricienta, RBD, Aliados e muito mais, esta é a oportunidade ideal para curtir e se divertir relembrando canções e coreografias.
Após o setlist do DJ Lilipe, uma playlist especial assume o comando da festa, trazendo ainda mais memórias das trilhas sonoras que marcaram gerações. Atendendo a inúmeros pedidos, no mesmo dia, a partir das 23h, a Obsesión apresenta o set “Lali + Teen Angels”, reunindo sucessos da cantora Lali, protagonista de diversos projetos de Cris Morena, e os hits inesquecíveis da banda Teen Angels.
“Estamos muito ansiosos para esta edição e esperamos que todo mundo aproveite cada segundo dessa noite cheia de surpresas. Vai ser um momento mágico. Ficamos felizes de poder, de alguma forma, voltar no tempo, reviver memórias da infância e adolescência e sentir a emoção de recordar projetos que marcaram a vida de tantas pessoas. Esperamos todos vocês lá”, finalizam os organizadores do evento.
Ketlen Silva invade a Mansão Locked e revela todos os bastidores
Ketlen foi para o Guarujá, litoral de São Paulo, fazer uma reportagem para o Papo com Pijama na Mansão Locked. Na pauta, a gata mostrou os bastidores e tudo que estava rolando no reality. O evento, que é realizado pelo empresário Thales Locked Stochler, chega em sua 2ª temporada. O intuito do evento, é reunir mais de 50 criadores de conteúdo para estreitar o relacionamento entre os novos influencers com os mais experientes, além de promover a marca Locked, a mais nova plataforma de venda de conteúdo.
“Eu adorei conhecer o pessoal e passar uma semana na mansão. Babado, confusão e gritaria (risos). Apesar de algumas tretas, eu adorei a experiência e principalmente as festinhas de noite”, conta Ketlen.
A gata que vem se destacando como repórter no programa Papo com Pijama da revista Sexy, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e seu quadro “Ketlen em Cena”, sempre com muitas novidades e brincadeiras com as Influencers mais HOT da WEB.
“Tem uma novidade para o mês de dezembro, nem sei se eu poderia estar contando (risos). Todas as meninas do Papo estarão na Revista Sexy em uma edição super especial. Vocês vão amar o ensaio”, relata a gata.
Para 2025, Ketlen vai investir mais tempo em sua carreira e promete vir com muitas novidades.
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