Conecte-se conosco

Saúde

Especialistas alertam para os cuidados em relação à tech neck, síndrome do pescoço de texto

Problema ortopédico é causado pelo uso excessivo do celular e postura incorreta diante dos computadores

Talvez a maioria das pessoas nem se dê conta, mas muitos sofrem de uma patologia bem recorrente dos dias atuais por conta da tecnologia: a tech neck, termo em inglês designada para a síndrome do pescoço tecnológico ou síndrome do pescoço de texto. É o caso de inúmeros profissionais que passam horas a fio sentados na frente do computador ou abaixando a cabeça para checar informações no celular.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% da população mundial têm, teve ou terá dores nas costas provocadas por esta doença que já está sendo chamada por médicos de crise dos tempos modernos. No Brasil, ainda de acordo com a OMS, cerca de 60 milhões de cidadãos são afetados por problemas de coluna e postura errada. O que corresponde a pelo menos 37% da população.

Já uma pesquisa realizada pela empresa de audiência GlobalWebIndex mostra que o Brasil é o terceiro país do mundo em que as pessoas dedicam mais horas do seu dia ao celular. São três horas e 14 minutos por dia conectados. Entre os jovens, o número sobe para quatro horas por dia, o que equivale a 1.460 horas por ano.
De acordo com especialistas, o problema ocorre por conta da curvatura. Ao inclinar o olhar para baixo por várias horas, há o aumento da gravidade sobre o crânio, e, assim, sobrecarregando os músculos dos ombros, costas e região do tórax. Um movimento realizado, sobretudo, por conta do uso excessivo de aparelhos eletrônicos, intensificado durante e após a pandemia por conta dos trabalhos remotos.

“Essa síndrome é sim desses últimos anos, uma alusão ao uso contínuo, rotineiro de crianças, adultos e idosos dos aparelhos eletrônicos e com isso criando vícios de postura, causando dor, rigidez, limitação da amplitude de movimento”, elenca o ortopedista, José Fernandes Boaventura Cavalcante. “A cabeça humana e o pescoço pesam cerca de 6kg em posição neutra, quando está ereto. Quando há inclinação da cabeça, a força transmitida para a coluna aumenta de forma considerável”, explica o neurocirurgião, Henrique Lira.

A síndrome evolui de forma silenciosa. Geralmente as vítimas dos problemas só percebem a situação em estágio bastante avançado, sendo a dor no pescoço o indício mais evidente. Foi o que aconteceu com o estudante de concurso, Adalto Mateus Vitória Júnior, 34 anos, que dedica pelo menos 15h do dia se debruçando sobre os livros ou diante do computador. Inevitável que, por conta da postura na cadeira, nos últimos meses tenha sofrido com dores no pescoço e nos braços. Não teve jeito, buscou atendimento médico.

“Desde um ano atrás comecei a sentir muitas dores no pescoço e em alguns momentos até nos braços por conta da postura. Fui ao médico porque as dores começaram aumentar de uma forma que não estava dando conta mais”, relata o concurseiro. “O médico indicou uma fisioterapia e pediu para trocar a cadeira e comprar um suporte para os livros e computador”, explica o estudante.

Os sintomas da tech neck são dor e rigidez no pescoço, nos ombros e na parte superior das costas, além de queimação, podendo surgir pequenos nódulos que aparecem na musculatura da parte de trás do pescoço. “O diagnóstico é clínico. Os pacientes chegam com queixa de dor, limitação funcional, rigidez principalmente na região da musculatura do pescoço e na região da coluna dorsal”, detalha o ortopedista José Fernandes.

Entre as dicas para evitar a síndrome da tech neck estão manter a boa postura enquanto se usa o celular, posicionando a tela ou o livro na altura dos olhos. Fazer alongamentos circulares de pescoço ao longo dia. Também praticar exercícios com frequências com o intuito de fortalecer os músculos das costas, com isso favorecendo a postura corporal.

Embora ortopedista desde 2009, o pediatra José Fernandes alerta para os problemas que vão além das alterações músculo-esqueléticas, mas sobretudo das alterações neurológicas causadas pelos vício nos aparelhos eletrônicos. Por isso, convoca as pessoas a se informarem mais sobre o assunto, estabelecendo regras de uso entre os mais jovens, principalmente.

“A neurociência já provou de alterações de comportamentos de crianças que não têm interesse em socializar, em brincar, interesse em mais nada que seja de eletrônico, sofrendo de anedonia, ou seja, sem prazer, motivação para fazer as coisas”, alerta. “Então para todas as faixas-etárias, que sejam estabelecidos limites e regras de uso,” aconselha.

Fonte: Brasil61

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Vanessa Lozito: Experiência Pessoal e Dicas para uma Vida Saudável com Síndrome do Intestino Irritável

Vanessa Lozito, uma figura proeminente no campo da Síndrome do Intestino Irritável (SII), não só adquiriu conhecimento teórico sobre o assunto, mas também possui uma experiência pessoal significativa com essa condição gastrointestinal. Enfrentando os desafios da SII em sua própria jornada, Vanessa emergiu como uma voz autorizada no assunto, oferecendo dicas e conselhos valiosos para aqueles que compartilham dessa condição.

https://www.instagram.com/vanessalozito

Através de suas plataformas de mídia social, Vanessa compartilha insights e estratégias abrangentes sobre como tratar a SII e cultivar uma vida mais saudável. Suas orientações abrangem uma variedade de áreas, desde modificações específicas na dieta até técnicas avançadas de gerenciamento do estresse, visando proporcionar alívio e melhorar a qualidade de vida de seus seguidores.

Com base em sua própria vivência pessoal e em sua vasta expertise profissional, Vanessa Lozito oferece conselhos práticos e acessíveis, adaptados às necessidades individuais de cada pessoa. Sua abordagem compassiva e dedicada inspira confiança e encoraja aqueles que lutam contra a SII a encontrar soluções eficazes para os desafios diários que enfrentam.

Ao compartilhar abertamente sua própria jornada e conhecimento adquirido, Vanessa se estabelece como uma figura central no apoio à comunidade afetada pela Síndrome do Intestino Irritável. Sua dedicação inabalável em fornecer recursos e suporte torna-a uma fonte confiável para aqueles que buscam orientação e esperança em sua jornada para uma vida mais saudável, equilibrada e livre dos sintomas debilitantes da SII.

Com respaldo médico, Vanessa Lozito cumpre seu propósito de ajudar muitas pessoas compartilhando suas experiências. Ela oferece seu apoio, pois sabe que com apoio tudo fica mais fácil.

Continue Lendo

Artigos

Como é feito o preenchimento vaginal, igual ao realizado por Rosana Menezes

Como é feito o preenchimento vaginal, igual ao realizado por Rosana Menezes

No último final de semana, a modelo e empresária Rosana Menezes (@RosanaMenesesOficial) passou por um procedimento de preenchimento vaginal. Ela, que já está na casa dos cinquenta, por isso é conhecida como a “A cinquentona mais sexy do Brasil”, sempre teve um cuidado minucioso com a saúde e a aparência. Uma prova de que tem feito isso bem é ter sido capa por duas vezes na Revista Sexy, deixando muitas “novinhas” para as páginas paralelas.

Mas, enfim, qual a finalidade do preenchimento vaginal?

O preenchimento vaginal é um conjunto de procedimentos médicos e estéticos projetados para melhorar a saúde e a estética da área vaginal. Esses procedimentos variam em natureza, podendo ser desde cirurgias para remodelação vaginal até intervenções para tratar condições como a incontinência urinária.

As razões pelas quais as pessoas optam pelo preenchimento vaginal podem ser diversas, desde preocupações estéticas, melhorias na função sexual, correção de problemas de saúde até aumento da autoconfiança. O caso de Rosana Menezes, que fez uso de PRP e Plasma Gel, serve para remodelar a vulva, dando volume e hidratando o tecido, tratando o tecido conjuntivo enquanto melhora a aparência, e também o aumento do clitóris, que traz consigo um aumento no prazer na mulher.

Cirurgias de Remodelação Vaginal: visam apertar e rejuvenescer a vagina, muitas vezes procuradas por mulheres que experimentaram relaxamento vaginal após o parto ou devido ao envelhecimento.

Intervenções para Incontinência Urinária: Alguns procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para corrigir a incontinência urinária de esforço, uma condição que afeta muitas mulheres e pode ser debilitante em termos de qualidade de vida.

Quando está escura fazemos um clareamento, se há excesso de gordura no monte de Vênus fazemos aplicação de lipolítico para redução do tecido adiposo. São vários os benefícios que vão desde os de saúde até os estéticos“, explica a Dra. Ana Lima, responsável pelo procedimento em Rosana Menezes.

A Dra. Ana Lima (@esteticanalima), que é Biomédica, Esteticista e Terapeuta Integrativa, também detalhou alguns pontos sobre o preenchimento vaginal e o uso de Plasma.

Motivações para o Preenchimento Vaginal:

Motivos Estéticos: Muitas mulheres optam pelo preenchimento vaginal para melhorar a aparência estética da área genital. Isso pode envolver a redução do tamanho dos lábios vaginais, a correção de irregularidades ou simplesmente o desejo de uma aparência mais jovem e mais atraente.

Melhora na Função Sexual: Algumas mulheres procuram o preenchimento vaginal para melhorar sua função sexual. Isso pode incluir a redução da dor durante o sexo, aumentando a sensibilidade vaginal ou restaurando a capacidade de lubrificação natural.

Correção de Problemas de Saúde: Condições como a atrofia vaginal, prolapso genital e incontinência urinária podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das mulheres. O preenchimento vaginal pode oferecer soluções eficazes para corrigir esses problemas e restaurar o conforto e a função normal.

Aumento da Autoconfiança: Para muitas mulheres, o preenchimento vaginal pode ser uma forma de aumentar sua autoconfiança e melhorar sua autoimagem. Sentir-se confortável e satisfeito com a aparência e função da área genital pode ter um impacto positivo na autoestima e na qualidade de vida geral.

O Plasma

É um recurso extraordinário por ser autólogo, ou seja, não traz risco para paciente, tendo uma gama enorme de procedimentos que podem fazer uso dele, como exemplo:

Na estética, modula e induz a produção da MEC (matriz extracelular), aumenta a vascularização local, aumenta o aporte de oxigênio e nutre a pele, induz a cicatrização por primeira intenção e libera fatores de crescimento. Trata rugas, linhas de expressão, sulcos, poros dilatados, estrias, alopecia, efeito lifting, cicatrizes atróficas, como acne, previne queloides e cicatrizes hipertróficas.

Pode também ser usado para o rejuvenescimento das mãos, volumização dos glúteos, redução da flacidez da pele dos braços, lados internos das coxas, colo, pescoço, abdômen e do umbigo triste. Além de ser amplamente utilizado em outras áreas da saúde, como na ortopedia, cirurgia oral, na neurocirurgia para tratamento de traumatismo e fechamento do crânio, na oftalmologia para tratamento de feridas abertas na cicatrização de primeira intenção em queimados com tecido necrosado, para estimular a oxigenação perdida e na recuperação de complicações de intercorrência estética, porque estimula a cicatrização e devolve a oxigenação.

Em resumo, o preenchimento vaginal oferece uma variedade de opções para mulheres que desejam melhorar a saúde, função e estética da área genital. Seja para motivos estéticos, funcionais ou de saúde, esses procedimentos podem proporcionar benefícios significativos e melhorar a qualidade de vida das pacientes. No entanto, é importante discutir as opções com um médico qualificado para garantir que as expectativas sejam realistas e que o procedimento seja seguro e eficaz.

Rosana Menezes, e o noivo, Carlos Kaiser dizem estarem felizes com o resultado.

Se interessou? chame a Dr. Ana Lima aqui: http://contate.me/analima.

Continue Lendo

Bem Estar

Michelle Heiden fecha parceria com o Espaço Hi

Michelle Heiden fecha parceria com o Espaço Hi

A modelo Michelle Heiden, é uma colecionadora de títulos em concursos de beleza, entre eles, Miss São Paulo 2023.

Neste mês de março fechou uma grande parceria com o Espaço Hi para cuidar de sua saúde e estética. Aproveitou para fazer o pé, a mão, uma massagem relaxante, além de passar por uma consulta com a nutricionista Laíta Babio para deixar sua alimentação em dia. Fez uma sessão de soroterapia com o Dr. Vinicius Giantaglia, que preparou um “coquetel especial” para o perfil da Miss.

Estou muito feliz com essa minha parceria e o Espaço Hi. Um lugar maravilhoso, super acolhedor e com ótimos profissionais. No Hi tem todos os tipos de procedimentos que uma mulher exigente como eu procura (risos). Tudo em um só lugar“, conta Michelle.

Além de trabalhar como modelo, Michelle também é psicóloga, mentora, palestrante e mestre em PNL.
Michelle retornou ao Brasil recentemente. Morou na Europa por 9 anos, estava casada e agora está solteira, totalmente focada na sua vida profissional.

Agora quero focar nos meus projetos e aproveitar a minha melhor fase”, relata a modelo.

Aproveite para seguir a Miss no Instagram: @michelleheidenn

Continue Lendo

Destaques