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Com novas regras, SAC é obrigado a informar tempo de espera para que consumidor seja atendido

Exigências para o Serviço de Atendimento ao Consumidor estão em vigor desde o dia 3 de outubro

Com novas regras, SAC é obrigado a informar tempo de espera para que consumidor seja atendido

Pelas novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), está previsto o cancelamento de um serviço em qualquer canal disponibilizado pela empresa para contratação, inclusive pelas redes sociais. As mudanças estão em vigor desde o dia 3 de outubro.

Para Lucas Marcon, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (IDEC), o decreto do SAC trouxe alguns benefícios para o consumidor e regulamentou algumas práticas que ainda não tinham uma estipulação legal. Esse decreto irá afetar todo e qualquer serviço de atendimento ao consumidor.

“Ele prevê que o consumidor tem o direito de acessar algum canal de atendimento da empresa 24h. Esse canal não necessariamente vai ser pelo telefone. Pelo telefone, o que foi determinado pelo decreto, é que o atendimento humano tem que ser ofertado por no mínimo 8 horas por dia. Então a empresa pode colocar 8 horas por dia de atendimento pelo telefone e o resto do dia deixar o atendimento só por escrito”, completa.

O advogado também expõe que o novo decreto ainda não estabeleceu um tempo determinado de espera do consumidor para poder realizar o atendimento telefônico.

De acordo com Marcelo Nascimento, diretor-geral do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), as novas regras do SAC são direcionadas aos serviços regulados pelo poder público.

“Dentro desse segmento dos serviços prestados regulados pelo poder público, as maiores reclamações estão nos serviços de telecomunicações, envolvendo telefonia móvel, TV por assinatura e serviço de internet. Também o serviço de aviação civil, transporte público de passageiros e também dos serviços financeiros e bancários”.

Marcelo diz que empresas para as quais as novas regras não foram direcionadas, podem adotar como política de atendimento ao consumidor as regulamentações previstas no novo decreto.

Principais mudanças

Pluralidade de canais: As empresas têm a possibilidade de escolher, dentre os diferentes canais de atendimento oferecidos, quais estarão disponíveis de maneira ininterrupta. Um destes deve funcionar durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O atendimento telefônico deverá estar disponível durante, no mínimo, 8 horas diárias, com atendimento humano.

Informação sobre o tempo de espera: Os Serviços de Atendimento ao Consumidor são obrigados a informar tempo de espera para que o consumidor seja atendido, em minutos ou pela posição na fila.

Vedação de publicidade sem consentimento do consumidor: É proibido que mensagens publicitárias sejam veiculadas durante o tempo de espera, sem o consentimento do consumidor. Durante a espera, são permitidas apenas mensagens informativas, como aquelas sobre direitos do consumidor ou outros canais de atendimento.

Limite de transferência da chamada: Nos casos em que o primeiro atendente da chamada não tenha atribuição para resolver a demanda do consumidor, poderá ser realizada a transferência ao setor competente uma só vez e, mesmo assim, para atendimento definitivo da demanda.

Retorno das chamadas: Caso a ligação caia antes do fim do atendimento, o atendente deverá retornar a chamada e concluir a solicitação. Durante o novo atendimento, não poderá ser solicitado que o cliente repita sua demanda após o primeiro registro, a qual deverá estar devidamente anotado no sistema da empresa.

Cancelamento e suspensão de serviços: O menu do SAC deverá conter, na primeira etapa, opções mínimas de serviço, incluindo as de reclamação e cancelamento de contratos e serviços.

  • Em caso de reclamação sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, a suspensão deverá ser imediata;
  • Em relação aos cancelamentos, estes também devem ser feitos de forma imediata, com exceção dos casos em que haja a necessidade de processamento técnico do pedido.

Fonte: Brasil61

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PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (5) de chuva em áreas isoladas da Região Sul

No Rio Grande do Sul, as chuvas devem se limitar ao sudoeste do estado

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (5) de chuva em áreas isoladas da Região Sul

A previsão do tempo para esta quarta-feira (5) indica que pode chover em algumas áreas do Sul do Brasil. No Paraná, por exemplo, as maiores possibilidades são registradas no noroeste do estado, em cidades como Ângulo e Cruzeiro do Oeste, onde são esperadas pancadas de chuva isoladas. 

Já em Santa Catarina, as chuvas devem se concentrar em áreas do norte, leste e sul do estado, em municípios como Corupá e Braço do Norte. Nessas regiões, são esperadas chuvas isoladas. 

No Rio Grande do Sul, as chuvas devem se limitar ao sudoeste do estado. Para essa área, estão previstas pancadas de chuva isoladas, além de céu com muitas nuvens. Essa condição será notada em cidades como Alegrete e Quaraí. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 38°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

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PREVISÃO DO TEMPO: Sudeste terá céu com poucas nuvens e possibilidade de chuva, nesta terça-feira (4)

Alerta de onda de calor cobre regiões de SP

PREVISÃO DO TEMPO: Sudeste terá céu com poucas nuvens e possibilidade de chuva, nesta terça-feira (4)

A região Sudeste do país terá céu com poucas nuvens e possibilidade de chuva, nesta terça-feira (4). 

Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo devem ter poucas nuvens no céu, assim como o norte de Minas Gerais. 

Já o norte do Espírito Santo, central e norte mineiro e litoral sul de São Paulo terão possibilidade de chuva isolada. Sudoeste paulista deve ter céu com muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.

Alerta de onda de calor com risco à saúde cobre os municípios paulistas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru e Assis.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista nesta terça-feira é de 16°C, em Belo Horizonte Já a máxima pode chegar a 37°C, no Rio de Janeiro. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.  

 

 

 

 

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PREVISÃO DO TEMPO: 5ª onda de calor no Sul do país

Todos os estados terão temperaturas acima da média, alerta Inmet

PREVISÃO DO TEMPO: 5ª onda de calor no Sul do país

O alerta de onda de calor, a quinta do ano, continua valendo para todos os estados do Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, que neste domingo de Carnaval deve ser o estado mais quente do país, com máximas podendo chegar perto dos 40ºC. 

 O alerta do Inmet vale para o Rio Grande do Sul e para o oeste de Santa Catarina e Paraná. Nas mesmas regiões para onde o alerta de calor foi emitido, são esperadas chuvas isoladas, sobretudo no período da tarde. 

Alegrete (RS) deve fazer 39ºC neste domingo, com chance de chover, assim também será em Guaraciaba (SC) e em Foz do Iguaçu, onde as máximas chegam aos 38ºC. 

Porto Alegre deve estar entre as capitais mais quentes do Brasil, com 36ºC, onde pode chover. Florianópolis tem 32ºC de máxima e Curitiba 33ºC e nessas capitais o sol brilha forte e o tempo fica seco. 

As informações são do Inmet

 

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