Connect with us

Cotidiano

Com novas regras, SAC é obrigado a informar tempo de espera para que consumidor seja atendido

Exigências para o Serviço de Atendimento ao Consumidor estão em vigor desde o dia 3 de outubro

Com novas regras, SAC é obrigado a informar tempo de espera para que consumidor seja atendido

Pelas novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), está previsto o cancelamento de um serviço em qualquer canal disponibilizado pela empresa para contratação, inclusive pelas redes sociais. As mudanças estão em vigor desde o dia 3 de outubro.

Para Lucas Marcon, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (IDEC), o decreto do SAC trouxe alguns benefícios para o consumidor e regulamentou algumas práticas que ainda não tinham uma estipulação legal. Esse decreto irá afetar todo e qualquer serviço de atendimento ao consumidor.

“Ele prevê que o consumidor tem o direito de acessar algum canal de atendimento da empresa 24h. Esse canal não necessariamente vai ser pelo telefone. Pelo telefone, o que foi determinado pelo decreto, é que o atendimento humano tem que ser ofertado por no mínimo 8 horas por dia. Então a empresa pode colocar 8 horas por dia de atendimento pelo telefone e o resto do dia deixar o atendimento só por escrito”, completa.

O advogado também expõe que o novo decreto ainda não estabeleceu um tempo determinado de espera do consumidor para poder realizar o atendimento telefônico.

De acordo com Marcelo Nascimento, diretor-geral do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), as novas regras do SAC são direcionadas aos serviços regulados pelo poder público.

“Dentro desse segmento dos serviços prestados regulados pelo poder público, as maiores reclamações estão nos serviços de telecomunicações, envolvendo telefonia móvel, TV por assinatura e serviço de internet. Também o serviço de aviação civil, transporte público de passageiros e também dos serviços financeiros e bancários”.

Marcelo diz que empresas para as quais as novas regras não foram direcionadas, podem adotar como política de atendimento ao consumidor as regulamentações previstas no novo decreto.

Principais mudanças

Pluralidade de canais: As empresas têm a possibilidade de escolher, dentre os diferentes canais de atendimento oferecidos, quais estarão disponíveis de maneira ininterrupta. Um destes deve funcionar durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O atendimento telefônico deverá estar disponível durante, no mínimo, 8 horas diárias, com atendimento humano.

Informação sobre o tempo de espera: Os Serviços de Atendimento ao Consumidor são obrigados a informar tempo de espera para que o consumidor seja atendido, em minutos ou pela posição na fila.

Vedação de publicidade sem consentimento do consumidor: É proibido que mensagens publicitárias sejam veiculadas durante o tempo de espera, sem o consentimento do consumidor. Durante a espera, são permitidas apenas mensagens informativas, como aquelas sobre direitos do consumidor ou outros canais de atendimento.

Limite de transferência da chamada: Nos casos em que o primeiro atendente da chamada não tenha atribuição para resolver a demanda do consumidor, poderá ser realizada a transferência ao setor competente uma só vez e, mesmo assim, para atendimento definitivo da demanda.

Retorno das chamadas: Caso a ligação caia antes do fim do atendimento, o atendente deverá retornar a chamada e concluir a solicitação. Durante o novo atendimento, não poderá ser solicitado que o cliente repita sua demanda após o primeiro registro, a qual deverá estar devidamente anotado no sistema da empresa.

Cancelamento e suspensão de serviços: O menu do SAC deverá conter, na primeira etapa, opções mínimas de serviço, incluindo as de reclamação e cancelamento de contratos e serviços.

  • Em caso de reclamação sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, a suspensão deverá ser imediata;
  • Em relação aos cancelamentos, estes também devem ser feitos de forma imediata, com exceção dos casos em que haja a necessidade de processamento técnico do pedido.

Fonte: Brasil61

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

PREVISÃO DO TEMPO: Sul terá prevalência de céu encoberto e chuvisco, nesta sexta-feira (22)

A condição é esperada em praticamente todo o Paraná, em cidades do sudoeste e do oeste do estado, como Medianeira e Cascavel

PREVISÃO DO TEMPO: Sul terá prevalência de céu encoberto e chuvisco, nesta sexta-feira (22)

A previsão do tempo para esta sexta-feira (22) é de céu encoberto e chuvisco em boa parte da região Sul. A condição é esperada em praticamente todo o Paraná, em cidades do sudoeste e do oeste do estado, como Medianeira e Cascavel.

Em Santa Catarina a situação é semelhante. No estado, há prevalência de céu encoberto e chuvisco, sobretudo nos municípios mais ao norte do estado e do Vale do Itajaí, como Rio Negrinho e Blumenau. Já em uma pequena área do sul catarinense, como em Forquilhinha e em Criciúma, há apenas previsão de céu encoberto. 

No Rio Grande do Sul, a predominância de céu encoberto será notada em cidades como Cerrito e Pedras Altas, no sudeste gaúcho. 

Entre as capitais, a temperatura mínima é de 14°C, em Curitiba. Já a máxima prevista é de 24°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 90%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Pixel Brasil 61

Continue Reading

Cotidiano

PREVISÃO DO TEMPO: Centro-Oeste terá pancadas de chuva e trovoadas isoladas, nesta sexta-feira (22)

Para o Distrito Federal, a previsão do tempo indica que o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas

PREVISÃO DO TEMPO: Centro-Oeste terá pancadas de chuva e trovoadas isoladas, nesta sexta-feira (22)

O Centro-Oeste brasileiro terá predominância de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas, nesta sexta-feira (22). A condição abrange boa parte de Goiás, do centro ao sul do estado, em cidades como Amorinópolis e Jataí. 

Para o Distrito Federal, a previsão do tempo indica que o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. 

No Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas nas cidades mais ao norte do estado, como em Corumbá e Coxim. 

Já no Mato Grosso, a condição será percebida no sul da unidade da federação, em cidades como Itiquira e Alto Garças. Para o restante do estado, pancadas de chuva isoladas. 

Entre as capitais, a temperatura mínima é de 18°C, em Brasília. Já a máxima prevista é de 33°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 100%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Pixel Brasil 61

Continue Reading

Cotidiano

PREVISÃO DO TEMPO: Norte terá chuva em praticamente toda a região, nesta sexta-feira (22)

Para o todo Acre e o Tocantins, o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas

PREVISÃO DO TEMPO: Norte terá chuva em praticamente toda a região, nesta sexta-feira (22)

O Norte do Brasil contará, nesta sexta-feira (22), com chuva em praticamente toda a região. Para Rondônia e toda a área central do Amazonas, a previsão é de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

Para todo o Acre e o Tocantins, o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. A condição é a mesma para a área do centro ao sul do Pará, em cidades como Altamira e São Félix do Xingu. 

Já para Roraima, a previsão é de possibilidade de chuva isolada, sobretudo em cidades mais ao norte do estado, como Alto Alegre e Amajari. No Amapá, também há possibilidade de chuva no sul do estado. 

Entre as capitais, a temperatura mínima é de 24°C, em Palmas. Já a máxima prevista é de 37°C, em Manaus. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 96%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Pixel Brasil 61

Continue Reading

Destaques