Conecte-se conosco

Entretenimento

Coletivo teatral da baixada fluminense celebra 27 anos de trajetória na estrada 

Coletivo teatral da baixada fluminense celebra 27 anos de trajetória na estrada 

Em 2024 a Cia de Arte Popular celebra 27 anos de trajetória artística com uma circulação de 09 apresentações do premiado espetáculo infantojuvenil “O Brincado Romance de Flora e Valentin“. A montagem foi contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/24. O circuito começa no dia 04 de agosto (domingo), às 16h, no Sesc São João de Meriti, localizado na Av. Automóvel Clube, 66,  São João de Meriti – RJ. 

O espetáculo fará mais 08 apresentações em unidades do Sesc RJ, percorrendo  municípios localizados na baixada fluminense, na cidade do Rio de Janeiro e no interior do estado, como  Campos, Valença, São Gonçalo, Teresópolis, e Barra Mansa.  

Fundada em 1997 na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ), o coletivo é uma das  companhias mais longínquas em atividade na região e referência para os artistas do território. Tendo participado de Festivais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, pelos quais recebeu diversos prêmios. No Rio de Janeiro, passou por importantes espaços como Teatro Gláucio Gil, Teatro Villa Lobos, Glauce Rocha, Galpão Gamboa, unidades do Sesc na Região Serrana e Baixada Fluminense. Foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Coco (Minc – 2018), pela pesquisa das expressões da cultura popular brasileira em seu fazer teatral. Foi contemplada  também, pelo Edital Novos Talentos do Teatro da Firjan – SESI 2018, Sesc – Mostra Regionais – 2018,  Edital 001/2020 Montagem Teatral – FUNARJ, Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024. A companhia integra a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria inovação. 

Estamos em festa! Os editais, foram de grande importância na montagem desse espetáculo. O  texto foi escrito em 2011 e nos anos seguintes, aconteceram algumas tentativas de levá-lo ao palco,  mas só em 2020, com Edital 001/2020 Montagem Teatral – FUNARJ, foi possível. E agora, graças ao  Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024, faremos essa circulação, que é tão especial para nós, comemorando os 27 anos da Cia. de Arte Popular”, diz Cesário Candhí – Dramaturgo e Ator do  Espetáculo. 

Com direção de Marcos Covask, dramaturgia de Cesário Candhí e direção musical e trilha sonora original de Beto Gaspari, “O BRINCADO ROMANCE DE FLORA E VALENTIN” é uma aventura infanto-juvenil  lúdica musical, que emerge em histórias e lendas em torno do Rio São Francisco, através das andanças aventureiras de dois jovens. 

Preservando a forte influência da oralidade presente nas culturas africanas, cujas histórias e tradições são perpetuadas pelos GRIOTS, os sábios e respeitados contadores de história,  uma Griot, conta o brincado romance de Flora e Valentin. Uma brincadeira. Um mal súbito. E o coração da menina Flora é levado feito folha rio abaixo. O menino Valentin parte em missão beirando as águas do  Rio São Francisco, o Velho Chico, para resgatar o coração de sua amada. O heroi cavaleiro errante  enfrentará desafios, decifrará enigmas e descobrirá que o amor tudo faz florescer. 

O espetáculo foi contemplado no edital Prêmio FUNARJ de Montagem Teatral 2020, com temporadas no  Teatro Gláucio Gil e no Teatro Armando Gonzaga, além de apresentações no Teatro Firjan Sesi Caxias.  Participou do 44° Festival Estadual da FETAERJ–Prêmio Paschoalino/2023, recebendo os Prêmios de  Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora e Melhor Cenário. Esteve como espetáculo convidado, no  encerramento do 23º Feta-Festival de Teatro de Sapucaia- RJ/outubro 2023. E fez parte da programação  do 17° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias – RJ/Dezembro 2023, tendo levado os Prêmios de  Melhor Ator e Melhor Cenografia.  

Nós da Baixada Fluminense temos visto a ampliação, ainda iniciante, de políticas inclusivas nos  entes públicos e privados e tecemos um destaque ao sistema ‘S’ (Sesc e Sesi), que tem, em seus editais incluído critérios de regionalização, contemplando as periferias e cidades do interior e  aberto seus equipamentos culturais às produções e, por que não dizer, se esforçado na divulgação,  no acesso e na recepção da população de nosso querido e rico território. Com Mostras e Editais regionalizados este papel inclusivo tem se cumprido e tem potencializado a criação, a formação, a circulação e a manutenção de artistas e coletivos culturais na Baixada Fluminense. Fica aqui mais uma proposta: que as Mostras e Circulações se ampliem e se desloquem de suas regiões, de seus  estados, para outros, fortalecendo as trocas, o intercâmbio”, afirma Beto Gaspari – Diretor Musical  do espetáculo. 

No elenco Beto Gaspari, Cesário Candhí, Eve Penha, Francisco Farnum, Nancy Calixto e Pedro Lages dão vida aos mais de 10 personagens de uma encenação carregada de inventividade e poesia. O projeto é uma  parceria entre o produtor cultural Marcos Covask, a produtora CVK Ateliê Cênico Produções Artísticas e a  Cia de Arte Popular. 

SERVIÇO

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO EDITAL DE CULTURA SESC RJ PULSAR:  

04/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc São João de Meriti 
Av. Automóvel Clube, 66, São João de Meriti – RJ, 25.515-126 

11/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc Nova Iguaçu 
Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26.285-330 

18/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc Campos 
Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes – RJ, 28.035-581

24/08/2024 (sábado) às 15h – Teatro Sesc Rosinha de Valença 
Av. Professora Silvina Borges Graciosa, 44, Valença – RJ, 27.600-000 

25/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc Ramos 
Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ, 21.060-130 

01/09/2024 (domingo) às 16h – Sesc Madureira 
Rua Ewbank da Câmara, 90, Madureira – RJ, 21.510-150 

08/09/2024 (domingo) às 16h – Sesc São Gonçalo 
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ, 24440-490 

15/09/2024 (domingo) às 16h – Sesc Teresópolis 
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25953-237 

22/09/2024 (domingo) às 15h – Sesc Barra Mansa 
Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa – RJ, 27320-430 

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada) e gratuito (credencial plena Sesc e público PCG). Teatro Sesc Rosinha de Valença: gratuito

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos, nos EUA

Ele morreu em decorrência dos efeitos da covid longa

O músico e compositor Sérgio Mendes morreu nesta quinta-feira (5), aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela assessoria do artista, por meio de nota assinada pela família de Mendes.

A nota informa que o músico morreu, de forma tranquila, ao lado de sua esposa e parceira musical pelos últimos 54 anos, Gracinha Leporace Mendes, e de seus filhos. De acordo com a família, Mendes teve que lidar com problemas de saúde, nos últimos meses, devido aos efeitos da covid longa.

Segundo a nota da família, o músico fez seus últimos shows em novembro de 2023, em Paris, Londres e Barcelona, com apresentações que tiveram ingressos esgotados. “A família está processando essa perda e dará mais detalhes sobre o velório e sepultamento em breve”, diz a nota.

O músico e amigo Herb Alpert, escreveu em suas redes sociais, que Sergio Mendes era seu “irmão de outro país. Ele era um verdadeiro amigo e um músico extremamente talentoso, que trazia a música brasileira em todas suas variações para o mundo inteiro com elegância e alegria”.

Um dos pioneiros da bossa nova, Sérgio Mendes gravou 35 álbuns em seis décadas de carreira. Conquistou três prêmios Grammy e foi indicado uma vez ao Oscar de melhor canção original, em 2012, pela música Real in Rio, do filme de animação Rio.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC

Continue Lendo

Entretenimento

Forró pé-de-serra: pernambucano Wagner Albino explora gênero musical no single “Um Xote Mais Eu”

Forró pé-de-serra: pernambucano Wagner Albino explora gênero musical no single “Um Xote Mais Eu”

Você e sua companheira querem ter um momento como casal, mas a correria do dia a dia não permite, e como resultado vem a frustração. No caso do pernambucano Wagner Albino o desânimo pela falta de oportunidade de viver noites de forró em Recife com sua esposa acabou em música, na composição do forró pé-de-serra “Um Xote Mais Eu”, lançado neste 6 de setembro, “Nossos horários não estavam se batendo. Então, pensando nisso, antes de dormir, me veio essa canção praticamente pronta.”, descreveu ele. 

ESCUTE: Spotify /Youtube

É fundamental dizer que o single é uma das partes do EP com o qual o artista trabalhará o mesmo gênero musical, algo que estava sendo planejado já algum tempo. “É EP voltado para o forró pé-de-serra, trazendo elementos sonoros mais atualizados, com batidas eletrônicas e efeitos. Por sua vez, estes lançamentos fortalecem esse gênero musical dentro do cenário musical nacional na atualidade. Gênero esse que é tão marcante na cultura nordestina e brasileira.”, disse Wagner. 

“Um Xote Mais Eu” retrata o desejo latente de um rapaz que quer apenas curtir uma noite de forró com sua garota. “Assim, ele vai desenvolvendo o desejo de ter esse momento gostoso de dança com ela, detalhando os sentimentos prazerosos que eles terão dançando. Dessa forma a música também pode levantar uma reflexão sobre como a dançar faz bem, mas também como ela pode contribuir para a manutenção das relações amorosas, proporcionando momentos felizes no meio dessa vida extremamente corrida e ocupada de hoje em dia. Então, nesse contexto, eu trago o xote, que é um dos subgêneros mais lento e ‘balançado’ do forró Pé-de-serra, como a ferramenta central dentro do contexto da canção para trazer momentos felizes.”, refletiu Wagner. 

Wagner Albino é o intérprete vocal, o compositor e violonista de “Um Xote Mais Eu”. A letra tem colaboração de Antônio Regueira, um dos seus parceiros musicais, que divide a produção musical com Vinicius de Farias (Vini), sanfoneiro e músico formado pela UFPE, que, além da construção dos arranjos, gravou a sanfona, backing vocal, beats, efeitos de teclas, baixo e efeitos. Pablo Ferraz é outro nome da ficha técnica, responsável pela zabumba e triângulo. 

Todo este experimento musical e artístico já está disponível em todas as plataformas de streaming, como Spoitfy, Youtube, Deezer, e outros tocadores. O EP “Vem dançar Mais Eu”, ao qual esta música é uma das faixas, está programado para ser lançado até dezembro deste ano. 

Sobre Wagner Albino

Nasceu em Paudalho e vive hoje em Camaragibe, ambas cidades pernambucanas. É cantor, compositor e guitarrista, tem 39 anos e atua como músico desde os 14.

Como integrante de projetos musicais, pisou em palcos de mais de cinco estados brasileiros, entre eles o Festival de Inverno de Garanhuns-PE, Centro Cultural BNB-CE, Festival Demosul-PR, Festival Pernambuco Nação Cultural-PE, Festival PreAMP-PE, Festival de Verão da Várzea-PE, Festival Guaiamum Treloso Rural-PE. Com a banda Projeto Armazém, foi campeão da 1ª edição do Festival Som na Arena Pernambuco (2016), e na mesma ocasião venceu a mostra competitiva como guitarrista do grupo. Já com o cantor Albino Baru, venceu a 2ª edição do festival. Wagner Albino participou de programas locais da TV Globo, TV Jornal e em outros estados, em entrevistas em rádios pernambucanas como Rádio Folha, Rádio Pública, Frei Caneca FM, e outras. Recentemente, divulgou seus lançamentos solo em podcasts. 

A discografia solo de Wagner Albino começou em 2021 com o single “O Ser do Amor”, e em 2022 lançou seu EP de estreia, “Nosso Ouro”, que Wagner define a faixa título como aquela “que fala sobre a importância de se sentir completo fazendo o seu ofício”. Ele também disponibilizou clipes no Youtube, dentre eles versões voz e violão ao vivo das canções do EP. Os lançamentos resultaram na indicação do EP ao 12º Prêmio Da Música Pernambucana, nas categorias de Melhor Álbum de MPB Cantor e Melhor Videoclipe de MPB, com o single “O Ser Do Amor”. 

Crédito Diego Leon (Egibo Filmes)

Letra de “Um Xote Mais Eu”

Faz tempo que eu te chamo pra dançar um xote

E você não vem

Tô todo me querendo pra te embalar

Eu quero viajar por teu cangote 

Ir mais além

É que combina com meu jeito 

Esse teu balançar

E nesse vai e vem

Poeira, peito em braza

E o fogo do teu corpo

Nesse vai e vem

Me pegue com jeitinho

Eu quero me queimar

E nesse vai e vem

A gente se mistura 

Um no suor do outro

Nós dois bem coladinho, amor

Dois pra lá, dois pra cá

Vem dançar mais eu

Menina, menina

Um xote mais eu

Menina, menina

Vem dançar mais eu

Menina, menina

Vem bê, tu vai tostar

Pra sentir o gosto do xote

É bom dançar agarradinho

Juntar rostinho no rostinho

Os olhos pedem pra fechar

O som nos embalança

Como se a gente começasse a flutuar

E nesse vai e vem

A gente se mistura

Um no suor do outro

Nesse vai e vem

Me pegue com jeitinho

Eu quero me queimar

Vem dançar mais eu

Menina, menina

Um xote mais eu

menina, menina

Vem dançar mais eu

Menina, menina

Vem bê, tu vai gostar

Ficha técnica 

Letra – Wagner Albino, Antônio Regueira

Música – Wagner Albino

Voz/violão – Wagner albino

Sanfona, Backing vocal, beats, efeitos de teclas, baixo, efeitos – Vinicius de Farias

Zabumba e triângulo – Pablo Ferraz

Produção musical e arranjos – Vinícius de Farias

Direção musical – Antônio Regueira

Siga Wagner Albino

Instagram – Youtube – Spotify – Facebook

Continue Lendo

Entretenimento

Conheça Isadora Closel, a ruiva mais quente da web

Conheça Isadora Closel, a ruiva mais quente da web

Conheça Isa Closel, 30 anos diretamente de Campinas/SP, embaixadora da ClosyFlix e recentemente foi musa no Carnaval pela Acadêmicos do Tucuruvi.

A criadora de conteúdo vem se destacando nas redes sociais e nas plataformas +18. Os assinantes da gata, podem acompanhar um conteúdo super HOT. Você pode encontrar cenas da influencer, sozinha e acompanhada.

“Eu adorei o ensaio. Sempre foi um sonho posar pra revista Sexy, e agora quero investir mais na minha imagem”, conta. No mês passado participou do Papo de Pijama e confessou que adora sexo oral.

Estou na melhor fase da minha vida. Eu adoro gravar vídeos e provocar meus seguidores e assinantes. Me dá muito tesão!“, confessa.

Aproveita pra seguir a gata no instagram: @isacloseloficial

Continue Lendo

Destaques