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Economia

HISTÓRIAS EXPORTADORAS: “Eu não teria conseguido sem a Apex”, diz designer de jóias que exporta para Europa e EUA

Larissa Moraes deixou a carreira de advocacia para apostar na produção de alta joalheria. Com apoio da Apex, ela já viu suas joias no tapete do Oscar, do Emmy e em lojas no exterior

HISTÓRIAS EXPORTADORAS: “Eu não teria conseguido sem a Apex”, diz designer de jóias que exporta para Europa e EUA

Sem formação em administração nem experiência como empreendedora, a designer de jóias Larissa Moraes se viu em apuros quando potenciais clientes internacionais bateram à porta em busca de suas premiadas jóias. 

“Eu comecei a receber e-mails de pessoas super importantes querendo trabalhar comigo. Eu não me preparei para esse momento. Eu não sabia como fazer exportação”, lembra.

Por indicação de uma amiga, Larissa conheceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — que possui diversos programas de apoio a empreendedores brasileiros que desejam vender seus produtos para outros países, como o Programa de Qualificação para Exportação. 

O suporte dado pela agência foi fundamental para que a empreendedora desse conta da demanda crescente. “Tenho certeza de que eu não teria conseguido sem a ajuda da Apex. Eu estava me sentindo órfã, porque não tinha a quem recorrer. Eu fiz o Peiex e a Renata [técnica da Apex] me deu o telefone dela, me pegou na mão. Foi uma coisa impressionante”, pontua. 

Hoje, a empreendedora tem parceria com lojas da Europa e dos Estados Unidos e, agora, ela se prepara para lançar uma nova coleção de joias, com o apoio da agência. 

“A gente já começou a trabalhar a segunda coleção. A Apex está proporcionando isso. Ela vai colocar a gente para conversar com lojistas muito importantes e temos chance de vender nessas lojas. Isso é fantástico.”

Trajetória surpreendente 

Quando ainda era advogada, Larissa tinha o hobby de desenhar, até que um desses desenhos — que esboçava uma coleção de jóias — abriu um novo mercado à sua frente.

“Eu fui produzindo aos poucos e me chamaram para uma feira de joalheria e outra feira de design. Eu levei um susto quando eles me procuraram, porque eu não tinha nenhuma formação. Era uma brincadeira”, afirma. 

Depois de se inscrever e vencer um dos prêmios mais importantes da joalheria internacional, Larissa abandonou a carreira e resolveu apostar na produção de jóias de alto padrão, mesmo com poucos recursos. A aposta não poderia ter dado mais certo. 

A designer não só conseguiu vender as joias que ela própria desenha para o exterior, como alcançou clientes impensáveis. “Várias celebridades já usaram minhas joias. Usaram um brinco meu no Oscar do ano passado. No Emmy de 2022, eu fiquei na lista das melhores joias do tapete vermelho. Essa história é muito incrível. Se não tivesse acontecido comigo, eu acho que não acreditaria”, conta. 

Peiex

O Peiex tem como objetivo qualificar os empreendedores brasileiros para inserirem suas empresas no comércio internacional. O programa é implementado em todas as regiões do país por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino ou federações de indústria. 

Eles constituem os chamados núcleos operacionais do Peiex. Por meio do núcleo operacional, o empreendedor recebe um diagnóstico sobre o seu negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem adotadas até que ele se torne apto às exportações. A participação é gratuita. 

Desde 2021 até 2023, 827 das 5.334 companhias que passaram pelas mãos do programa já começaram a exportar, o que lhes rendeu, ao todo, US$ 3,16 bilhões de dólares. 

Para mais informações sobre o Peiex, clique aqui. Se quiser saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br

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Saca do café arábica começa esta semana vendida R$ 2.520, após queda no preço

Para o açúcar cristal, em São Paulo, houve aumento de 1,29% no preço e o produto é vendido a R$ 144,31

Saca do café arábica começa esta semana vendida R$ 2.520, após queda no preço

A saca de 60 quilos do café arábica custa R$ 2.520,65, na cidade de São Paulo, neste início de semana. O valor foi definido após queda de 0,38%. Para o café robusta, houve salto de 0,04% no preço e a mercadoria ainda é negociada a R$ 1.712,52. 

Para o açúcar cristal, em São Paulo, houve aumento de 1,29% no preço e o produto é vendido a R$ 144,31. Na cidade de Santos, o preço médio, sem impostos, da saca de 50 quilos, teve salto de 0,49%, com a mercadoria negociada a R$ 139,31.

Já a saca de 60 quilos do milho apresentou salto de 0,35% no preço e é negociada a R$ 83,49, para a região de referência de Campinas (SP).

Os valores são do Cepea.

 

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SOJA: semana começa com queda no preço da saca de 60 quilos

Em relação ao trigo, no Paraná, houve estabilidade no último fechamento, com a tonelada do produto ainda vendida a R$ 1.579,50

SOJA: semana começa com queda no preço da saca de 60 quilos

Após queda de 0,18% no preço, a saca de 60 quilos de soja passou a ser negociada a R$ 131,91, no início desta semana, em diferentes regiões do interior do Paraná. 

No litoral do estado, o movimento no preço do produto também foi de redução. Em Paranaguá, o valor da saca de 60 quilos caiu 0,80% e a mercadoria é negociada a R$ 135,61.

Em relação ao trigo, no Paraná, houve estabilidade no último fechamento, com a tonelada do produto ainda vendida a R$ 1.579,50.

No Rio Grande do Sul, por sua vez, o preço subiu 0,10% e a mercadoria é negociada a R$ 1.479,70, por tonelada. 

Os valores são do Cepea. 

 

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Cotação do boi gordo apresenta alta de 0,20%, neste início de semana

Já a carcaça suína especial apresentou elevação de 0,72% no preço e o quilo da mercadoria é comercializado a R$ 12,61, em atacados da Grande São Paulo

Cotação do boi gordo apresenta alta de 0,20%, neste início de semana

A cotação do boi gordo apresentou alta de 0,20%, neste início de semana.  Com o resultado, a arroba do produto passou a custar R$ 326,65, no estado de São Paulo. 

Em relação aos quilos dos frangos congelado e resfriado, houve estabilidade nos preços. Ambos estão comercializados a R$ 8,77. Para os dois produtos, as regiões de referência são da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado.

Já a carcaça suína especial apresentou elevação de 0,72% no preço e o quilo da mercadoria é comercializado a R$ 12,61, em atacados da Grande São Paulo.  

Para o quilo do suíno vivo, a tendência foi de queda nos preços em todos os estados analisados pelo Cepea, como é o caso de Santa Catarina, onde o produto é vendido a R$ 8,06. 

As informações são do Cepea.     
 

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