Connect with us

Música

Lei que proíbe arquitetura hostil é promulgada

Lei foi vetada pelo ex-presidente Bolsonaro, mas veto foi derrubado

Lei que proíbe arquitetura hostil é promulgada

A Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a chamada arquitetura hostil em espaço público, foi promulgada. O texto da lei foi republicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União (DOU).

A lei já havia sido publicada em Diário Oficial da União do dia 22 de dezembro do ano passado, mas precisou ser republicada após uma correção. Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, a lei chegou a ser vetada pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro, mas o veto foi derrubado pelo Congresso e, agora, a lei foi promulgada.

A Lei Padre Júlio Lancellotti proíbe a construção ou a instalação de estruturas hostis em equipamentos públicos para dificultar o acesso de moradores em situação de rua, por exemplo.

O nome da lei é uma referência ao religioso padre Júlio Lancellotti, que, desde 1986, promove trabalhos sociais voltados principalmente para a população em situação de rua na cidade de São Paulo. Coordenador da Pastoral do Povo de Rua, Lancellotti viralizou ao utilizar uma marreta para remover pedras pontiagudas que haviam sido instaladas pela Prefeitura de São Paulo em um viaduto na cidade, para evitar que o local fosse utilizado como abrigo pela população em situação de rua.

O padre, inclusive, ajudou a criar o Observatório de Aporofobia Dom Pedro Casaldáliga para denunciar locais em todo o país que estejam adotando arquitetura hostil para afastar a presença de moradores em situação de rua. Aporofobia é um termo que designa o ódio ou aversão aos pobres.

Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Marc Yann comemora sucesso do single “Profano”: “Tem sido mágico”

Marc Yann comemora sucesso do single “Profano”: “Tem sido mágico”

Somando muitos plays nas plataformas de streaming, o multiartista Marc Yann comemora o sucesso do novo som “Profano“, lançado recentemente e já disponível em todas as plataformas digitais. O trabalho é o primeiro single do futuro álbum do cantor, “A Noite Mais Sombria“, previsto para ser estreado ainda nos próximos meses. 

“Profano” chega para questionar os próprios sentimentos, as origens e como tudo é um mistério a ser descoberto quando se conhece alguém novo. A faixa autoral – e também produzida, escrita pelo artista -, é repleta de sons, camadas e mudanças, assim como o amor. 

Ouça agora o novo single

Explorando suas próprias vivências e transformando-as em música, quanto à composição Marc revela que sempre se questionou quanto à realidade de seus sentimentos, o que o levou a escrever a primeira versão da música “Profano” há algum tempo. Inicialmente, ele não via potencial na canção e a deixou guardada.

A canção, juntamente com o clipe, vem conquistando o público na internet e surpreendendo cada dia mais. O artista vem recebendo feedback positivo do novo som e celebra este momento da carreira, que antecede o próximo álbum da carreira. 

Estava com muita vontade de soltar logo essa música no mundo e acompanhar as interpretações das pessoas. Ver tanta gente nova curtindo, compartilhando e transformando a música em trilha sonora de declarações, tem sido mágico. É tudo que eu quero: alcançar o coração das pessoas com minha arte e forma de enxergar o mundo. Estou grato de ter pessoas para ouvir o que tenho a dizer“, conta Marc.

A faixa antecede “A Noite Mais Sombria“, o próximo projeto do artista. Para ele, esta canção é muito especial. “’Profano’ é o carro-chefe do meu próximo álbum e fecha um ciclo da minha vida. Ela representa tudo o que sou como um multiartista até agora. Serei sempre grato e feliz por esse momento de ter uma música com tamanho significado sendo aceita pelas pessoas”, completa.

Solidificando ainda mais o dark pop eletrônico no Brasil, gênero já representado por nomes como Cleo e Jade Baraldo, o single também aposta em visuais místicos e simbologias para traduzir os sentimentos intensos da paixão. “Queria que cada sensação da letra também estivesse no instrumental. Recomendo inclusive ouvir várias vezes para descobrir os segredos dela (risos)”, conta Marc. 

A faixa antecede o futuro álbum “A Noite Mais Sombria“, um projeto muito especial para o artista. “Essa canção é o carro-chefe e dá início a história que vou contar no disco”, ele conta. O tracklist traz uma narrativa completa e as canções foram pensadas por ele como capítulos, tendo “Profano” como a ‘escolha perfeita’ para este start da nova fase. “É sobre aquele sentimento inicial de dúvida e negação em relação a estar amando alguém. Esse é só o começo…”, pondera Marc.

O clipe lançado e disponível no YouTube do artista vem sendo muito elogiado também. O audiovisual traz uma atmosfera cinematográfica explorando os mistérios e devaneios de se estar apaixonado por alguém novo ou, talvez, apenas a busca inconsciente por repetir um ciclo vicioso que termina em escuridão.

A galera tem amado a fotografia e toda a produção. Aqui no Brasil, e sendo um artista independente é muito caro produzir algo, e levei muito tempo até juntar todas as peças desse projeto para fazer acontecer. Agora que está lançado, é um alívio e felicidade por, mesmo sendo um artista independente, conseguir chegar nas pessoas com ele“, finaliza o cantor.

Quanto aos próximos passos, ele afirma: “Está vindo o projeto mais importante até agora: meu novo álbum, “A Noite Mais Sombria”, que vou anunciar muito em breve para vocês e posso adiantar: a capa está incrível. Recebi ela essa semana e vou entregar conceito (risos). Aguardem novidades“.

Redes Sociais:
Instagram:
 @eumarcyann
YouTubeMarc Yann
SpotifyMarc Yann

Créditos Fotos: Lehandross (@lehandross)

Autor: Júlia Diniz / DD Assessoria

Continue Reading

Música

Joarley Fernandes: A Ascensão de um Maestro dos Estúdios

Joarley Fernandes: A Ascensão de um Maestro dos Estúdios

Joarley Batista Fernandes da Silva, nome que tem se tornado sinônimo de excelência na música e
produção fonográfica, vem trilhando uma trajetória brilhante e inspiradora.

Com uma carreira que abrange mais de uma década de dedicação à arte do som, Joarley não é apenas um músico talentoso, mas também um produtor com um ouvido afinado para a perfeição.

Desde os primeiros acordes tocados na infância, sua paixão pela música foi inegável. Ao longo dos anos,
Joarley se especializou em gravação, composição e, sobretudo, na complexa arte do alinhamento de som
– uma habilidade que o diferencia no mercado e o torna indispensável em eventos de grande porte,
como shows, cultos em igrejas e apresentações em auditórios.

Com trabalhos que vão desde a produção de álbuns de sucesso até a otimização acústica de importantes
espaços culturais, Joarley tem sido aclamado tanto por artistas quanto por críticos da indústria.

Seu nome é frequentemente associado a projetos de alta qualidade, onde sua capacidade de transformar
simples notas em experiências sonoras imersivas é sempre destacada.

Recentemente, Joarley realizou a gravação de duas músicas. Lugar Secreto e Quem Eu Sou, deixando
uma marca indelével em cada uma delas. Seu compromisso com a excelência e a constante busca pela inovação fazem de Joarley não apenas um músico e produtor, mas um verdadeiro artesão do som.

Enquanto sua carreira Continua a prosperar, a comunidade musical fica na expectativa das próximas criações deste talentoso profissional. Sem dúvida, Joarley Batista Fernandes da Silva é um nome que ainda vamos ouvir muito – tanto nos bastidores quanto nas paradas de sucesso.

Continue Reading

Música

Clara Levy estreia o novo single de trabalho “Chamada Perdida”

Clara Levy estreia o novo single de trabalho “Chamada Perdida”

Inspirada em diferentes exemplos de relacionamentos que não deram certo, a cantora e compositora Clara Levy estreia seu novo single autoral, “Chamada Perdida“. O novo lançamento da artista já está disponível em todas as plataformas digitais pela Doody Records.

Ouça agora o novo single

No novo single, a composição autoral da artista explora a falta de comunicação em um relacionamento, o que inevitavelmente leva a corações partidos. A temática se baseia em diversas histórias de relacionamentos que não tiveram finais felizes, trazendo uma perspectiva ampla sobre as dificuldades emocionais que surgem nesses contextos. A canção foi construída pela artista junto ao time da Doody Records e durou cerca de 3 meses até estar 100% pronta. 

Eu busco mostrar que justamente é possível sair de um relacionamento, independente se é tóxico ou não, sendo mais forte. Muitas histórias – inclusive as bonitas que vivemos – marcam a gente de uma forma muito grande, e às vezes, aquele relacionamento não está bom mais para ser vivido. Dessa forma, a gente acha que nunca vai conseguir sair daquilo, mas quando finalmente nos desvinculamos o processo é muito lindo, é enriquecedor, e eu quero que as pessoas saibam que existe um ‘após’, sabe? Existe uma versão sua mais forte que você pode encontrar nesse processo todo“, aponta Clara.

A sonoridade do single chega de forma surpreendente. O som carrega um R&B contemporâneo, acompanhado de piano e voz. Mas, o single se torna ainda mais especial ao ter a mãe da artista como a pianista do trabalho. “Já tem tempos que eu gostaria de fazer algo assim. Acho que fica bem bonito na minha voz também. Buscamos colocar poucos elementos na faixa também porque achamos que se constroi de uma forma mais bonita, dando um maior valor para a dinâmica piano-voz”, afirma Clara.

A artista expressa sua admiração por Gloria Groove e pelo estilo musical que ela propõe, destacando as nuances vocais e a dinâmica das músicas. Inspirada por essa vibe, que se alinha perfeitamente com sua voz mezzo-soprano, ela e sua equipe na Doody Records trabalharam juntos para criar um som que refletisse essa influência. Durante o processo, buscaram não apenas o que soaria melhor, mas também uma abordagem original que destacasse a autenticidade da artista.

Estética anos 70

Clara também revela que a criação do cenário para as fotos do novo single foi um processo gradual, inspirado na estética dos anos 70. A artista, junto com sua stylist Vitória Viana, fotógrafa e editora Yasmin Dias, maquiadora Gabriela Treistman, e o designer Ruan, que cuidou da capa, trabalhou meticulosamente para incorporar uma vibe vintage, que acreditam estar em alta.

A equipe se uniu e colaborou para trazer esse conceito nostálgico e elegante ao lançamento, refletindo o apreço de Clara por elementos retrô. A escolha do estilo visual foi pensada para complementar a música, tornando o projeto esteticamente atraente, alinhado com tendências e temáticas atuais.

A ponto de lançar o novo single, a artista também reflete sobre este trabalho e seu crescimento pessoal e artístico, reconhecendo a evolução de sua voz e estilo ao longo do tempo. Ela conta que sua música vem capturando emoções com mais profundidade, com histórias e sentimentos ao seu redor. Essa nova perspectiva tem influenciado suas composições, tornando-as mais ricas e conectadas com a vida em geral.

“Eu gostei demais desse single. Eu consigo sentir cada emoção que quis atribuir só pela minha forma de cantar. Fico arrepiada toda vez. Gosto MESMO de ouvir essa música. Tenho ficado cada vez mais feliz com minha evolução – mas não busco mais falar somente de histórias pessoas minhas, mas também de histórias que vejo ao meu redor. Tenho ficado cada vez mais observadora da vida – acho que isso ajuda muito a criar e compor“, declara.

Sobre a expectativa para ver o som nas plataformas digitais e feedback do público, ela conta: “Estou muito ansiosa para que as pessoas conheçam esse meu lado um pouco mais deprê, (risos). Brincadeiras à parte, a música sempre foi uma forma de me conectar com o mundo através das minhas emoções. Eu sou uma pessoa que sente MUITO, sabe? E acho que isso fica claro nessa música. Espero que todos sintam e se conectem comigo ao escutar“, finaliza a artista.

Redes sociais: 

Instagram: @clarinhalevy
Youtube: Clara Levy

Fonte: Júlia Diniz / DD Assessoria

Continue Reading

Destaques